Ministro da Justiça e Segurança Pública acompanha operação de recaptura de fugitivos em Mossoró

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, empreenderá uma viagem neste domingo (17) com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte, com o intuito de supervisionar a operação de recaptura de dois fugitivos da Penitenciária Federal de segurança máxima sediada no município. A ação conjunta está sob responsabilidade da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Rio Grande do Norte e Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que unem esforços das instituições federais e estaduais no combate à criminalidade organizada.

Partindo de Brasília às 7h, Lewandowski será acompanhado pelo diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza. O ministro planeja se reunir com os líderes das equipes encarregadas das buscas pelos fugitivos, além de um encontro com o titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, presente na cidade potiguar desde a quarta-feira (14), data da fuga.

Os foragidos, identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, representam os primeiros detentos a evadirem-se de uma penitenciária federal de segurança máxima, estabelecimento inaugurado em 2006. A fuga ocorreu na última quarta-feira (14). Na noite de sexta-feira (16), os evadidos mantiveram uma família como refém, perpetrando roubo de celulares e alimentos, conforme confirmado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O incidente deu-se aproximadamente a três quilômetros da penitenciária federal de Mossoró.

Para a captura dos fugitivos, mobiliza-se um contingente de aproximadamente 300 agentes federais, empregando-se drones e três helicópteros. A modalidade de fuga está sob investigação, com a descoberta de um buraco em uma parede, suspeitando-se do uso de ferramentas destinadas a uma obra interna.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou sobre a condução de duas investigações em curso. Uma delas, de natureza administrativa, liderada pela Senappen, investiga as responsabilidades relacionadas à fuga, podendo desencadear um processo administrativo. Além disso, está em curso um inquérito sob jurisdição da Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal das pessoas que possam ter facilitado a fuga dos detentos da penitenciária.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida