500 detentos do Tocantins são aprovados no Exame Nacional para certificação de competências

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

No último Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) Edição 2023, o Sistema Penal do Tocantins celebrou a conquista de 500 detentos aprovados. Realizadas nos dias 17 e 18 de outubro, as provas foram aplicadas em colaboração com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta edição, 330 presos conquistaram a certificação no ensino fundamental, enquanto 184 alcançaram o mesmo feito no ensino médio. A parceria entre o Sistema Penal e o Inep evidencia o compromisso com a educação nas unidades prisionais, proporcionando oportunidades de aprendizado e reintegração.

Em termos absolutos, destacam-se os resultados das 25 unidades penais que participaram do Exame. A Unidade Penal Regional de Palmas despontou com a aprovação de 127 detentos, distribuídos entre 72 no ensino fundamental e 55 no ensino médio. Na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, 77 presos foram aprovados no ensino fundamental e 37 no ensino médio. A Unidade de Tratamento Penal do Cariri, por sua vez, registrou 60 aprovações no ensino fundamental e 42 no ensino médio.

Ao considerar o percentual de aprovação em relação ao número de inscritos, a Unidade de Tratamento Penal do Cariri lidera o ranking com impressionantes 74% de detentos aprovados. Em seguida, a Unidade Penal de Paraíso atingiu 63%, enquanto a Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota alcançou uma significativa marca de 48% de aprovação dos participantes no Exame.

Dilson Noleto, gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, enfatiza que “esses índices reforçam o trabalho realizado pelo Sistema Penal na oferta da assistência educacional no Estado”. A certificação desses detentos não apenas contribui para o desenvolvimento pessoal, mas também representa um passo importante na promoção da ressocialização e na construção de um futuro mais promissor para esses indivíduos.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida