Vigilância Sanitária notifica e lavra auto de infração em panificadora por produtos vencidos em Palmas

fiscais da vigilância sanitária em panificadora
O auto de infração aplicado pela Visa inicia um processo administrativo sanitário para apurar a infração cometida pelo estabelecimento

 

Nessa terça-feira , 1º, durante uma vistoria de rotina, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio dos fiscais da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) realizou uma ação de interdição, notificação e lavrou auto de infração em uma panificadora localizada em um supermercado no centro da Capital. Durante a fiscalização, foram encontrados diversos produtos, como pré-misturas de bolos, pizzas congeladas, salgadinhos, bolachas, pães e cafés, que estavam fora do prazo de validade.

A gerente do núcleo de educação em Vigilância Sanitária da Visa, Silvana Teixeira, informa que as ações de fiscalização desta semana têm como foco as cantinas escolares, com o objetivo de assegurar a segurança e a saúde dos alunos no retorno às aulas. “Os fiscais estavam atuando em uma cantina escolar e identificaram itens vencidos”, relatou. Na nota da compra, constava o nome do supermercado, o que levou os fiscais a visitarem o local e encontrarem mais produtos fora do prazo de validade sendo vendidos.”

Silvana destaca a importância de verificar a data de vencimento na embalagem dos produtos tanto no momento da compra como antes do consumo. “É fundamental adquirir o hábito de verificar a validade dos produtos antes de adquiri-los ou consumi-los. Mesmo que o produto esteja lacrado, é essencial observar a data de validade para evitar o consumo de itens vencidos e prevenir possíveis problemas alimentares”, ressalta. A gerente reforça que, caso produtos vencidos sejam encontrados em estabelecimentos comerciais, a população pode denunciar à Ouvidoria Municipal pelo número 0800 64 64 156.

O auto de infração aplicado pela Visa inicia um processo administrativo sanitário para apurar a infração cometida pelo estabelecimento. Esse processo ocorre em duas instâncias. Após a instauração do processo, o proprietário notificado tem 15 dias úteis para apresentar sua defesa, e o caso é julgado em primeira instância, onde o estabelecimento pode ser advertido, multado, suspenso ou ter sua licença sanitária cancelada.

O QUE ACONTECE AGORA

Após a definição da penalidade, o proprietário é intimado novamente e, na segunda instância, ainda pode recorrer do processo administrativo. Nesta fase, o processo é reavaliado e a penalidade pode ser mantida, retirada ou alterada, de acordo com as circunstâncias do caso. A fiscalização da Vigilância Sanitária tem como objetivo garantir o cumprimento das normas sanitárias e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias