A Prefeitura de Palmas anunciou a ampliação temporária da faixa etária para vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), permitindo que adolescentes de 15 a 19 anos também recebam a imunização. Normalmente destinada a meninos e meninas de 9 a 14 anos, a vacina estará acessível para esse novo público entre os dias 1º de abril e 30 de junho.
Para receber a dose, os adolescentes devem comparecer a uma Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, entre 8h e 17h, portando documento de identidade, cartão de vacinação e Cartão SUS. Menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável no momento da aplicação.
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) estima que mais de 12 mil adolescentes em Palmas ainda não receberam a vacina dentro da idade recomendada. A ampliação temporária segue orientação do Ministério da Saúde e visa aumentar a cobertura vacinal, prevenindo doenças graves.
Por que se vacinar contra o HPV?
O HPV é um vírus de fácil transmissão pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas. Ele está entre as principais causas do câncer de colo do útero e também pode provocar outros tipos da doença, como cânceres de garganta, ânus e pênis.