Tocantins

USFs ampliam horário com consultas, exames e orientações para a saúde masculina

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Nesta quarta-feira, 13, começa uma programação especial nas Unidades de Saúde da Família (USFs) em referência à campanha Novembro Azul, que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

As unidades prepararam cronogramas próprios, e, como em anos anteriores, algumas estarão abertas em horários noturnos para facilitar o acesso dos homens que só conseguem buscar atendimento à noite. Esse ajuste busca ampliar a participação no cuidado à saúde masculina durante o mês.

A campanha nas USFs inclui uma variedade de serviços voltados à saúde do homem, como consultas médicas, atendimento odontológico e de enfermagem, além de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exames laboratoriais e vacinação.

As unidades também oferecerão palestras educativas. Homens interessados em participar precisam levar apenas o Cartão SUS ou um documento de identidade à unidade de referência para garantir o atendimento adequado e seguro.

Cronograma completo de atividades

USF Arse 82 (806 Sul)

  • Dias: 13 e 27 de novembro
  • Horário: 7h às 12h e 14h às 17h
  • Serviços: Atendimento médico e odontológico, testes rápidos para ISTs realizados pela equipe de enfermagem.

USF Laurides Lima Milhomem (Jardim Aureny III)

  • Dias: 13 e 27 de novembro
  • Horário: 18h às 21h
  • Serviços: Consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, testes rápidos, exames laboratoriais, vacinação e palestras.

USF Valéria Martins Pereira – Arse 122 (1.206 Sul)

  • Dias: 13, 20 e 27 de novembro
  • Horário: 7h às 13h (dia 27: também de 19h às 21h30)
  • Serviços: Atendimento médico, odontológico e testes rápidos.

Cuidados e orientações específicas

Para os homens que vão aproveitar a campanha, a USF Vereador José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul) estará oferecendo orientações adicionais, como abertura de processo para vasectomia e avaliação completa com medições de peso, altura, circunferência abdominal e índice de massa corporal. Outras USFs disponibilizarão aferições de pressão e glicemia para quem deseja acompanhar os níveis básicos de saúde.

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT