Nos dias 17 a 19 de maio, a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross e a abertura do Campeonato Tocantinense marcaram significativamente o cenário esportivo e econômico do Tocantins. Aproximadamente 55 mil espectadores prestigiaram as competições, que contaram com a participação de pilotos representando 12 países.
O evento, sediado no Parque Sussuapara, na região norte de Palmas, reuniu competidores de todo o Brasil e de nações como Portugal, Espanha, França, Eslovênia, Peru, Equador, Chile, Argentina, Paraguai, México e Finlândia, além das principais marcas nacionais do motociclismo.
O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), apoiou tanto a competição nacional quanto a estadual.
As disputas em Palmas foram coordenadas pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), em colaboração com a Federação de Motociclismo do Tocantins (FMT). A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro englobou diversas classes, como MX 1, MX2, Mx3, MXF, MX2JR, Yz125, MXJR, 65CC e 50 CC.
IMPACTO ECONÔMICO E SOCIAL
O evento não apenas impulsionou o interesse pelo motocross, mas também teve um impacto significativo na economia local, segundo o Secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha. O Secretário enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento da modalidade esportiva, lazer e economia na região.
“Os três dias de evento foi de casa cheia, reunindo as famílias, as crianças e a juventude. Para Palmas e o Tocantins, receber eventos dessa grandeza é importante para desenvolver a modalidade, o lazer e a economia”, frisou Elenil.
O campeonato também promoveu a solidariedade através de iniciativas como a doação de alimentos. O presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Gustavo Jacob, ressaltou que eventos esportivos de grande porte não apenas estimulam a economia local, mas também proporcionam entretenimento para diversos públicos.
“Um evento esportivo desse tamanho, movimenta economicamente a cidade, com o setor de hotelaria, gastronômico e até mesmo, os postos de combustíveis, é uma movimentação muito além do normal. Além disso, traz o lazer para todos os públicos e as doações de 2 kg de alimentos, iremos destinar para o Rio Grande do Sul”, relatou o presidente.
COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro foi também marcada pelo início de um projeto ambiental de reflorestamento das áreas próximas à pista do Parque Sussuapara. O compromisso social com a preservação ambiental uniu pilotos e membros das equipes oficiais de motociclismo que participaram do evento.
DESTAQUES DO EVENTO
Entre os destaques do evento, está Tata Castro, de 17 anos, originária de Minas Gerais e residente em São Paulo, que conquistou a vitória na categoria MXF Feminina.
Outro participante de destaque foi Jefferson Júnior, do Pará, que conquistou o primeiro lugar no Campeonato Tocantinense e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.










