Tocantins sedia Campeonato Brasileiro e Tocantinense de Motocross e impulsiona economia e o esporte em Palmas

Tocantins sedia Campeonato Brasileiro e Tocantinense de Motocross e impulsiona a economia e o esporte em Palmas
A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro foi também marcada pelo início de um projeto ambiental de reflorestamento das áreas próximas à pista do Parque Sussuapara

 

Nos dias 17 a 19 de maio, a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross e a abertura do Campeonato Tocantinense marcaram significativamente o cenário esportivo e econômico do Tocantins.  Aproximadamente 55 mil espectadores prestigiaram as competições, que contaram com a participação de pilotos representando 12 países.

O evento, sediado no Parque Sussuapara, na região norte de Palmas, reuniu competidores de todo o Brasil e de nações como Portugal, Espanha, França, Eslovênia, Peru, Equador, Chile, Argentina, Paraguai, México e Finlândia, além das principais marcas nacionais do motociclismo.

O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), apoiou tanto a competição nacional quanto a estadual.

As disputas em Palmas foram coordenadas pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), em colaboração com a Federação de Motociclismo do Tocantins (FMT). A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro englobou diversas classes, como MX 1, MX2, Mx3, MXF, MX2JR, Yz125, MXJR, 65CC e 50 CC.

IMPACTO ECONÔMICO E SOCIAL 

O evento não apenas impulsionou o interesse pelo motocross, mas também teve um impacto significativo na economia local, segundo o Secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha. O Secretário enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento da modalidade esportiva, lazer e economia na região.

“Os três dias de evento foi de casa cheia, reunindo as famílias, as crianças e a juventude. Para Palmas e o Tocantins, receber eventos dessa grandeza é importante para desenvolver a modalidade, o lazer e a economia”, frisou Elenil.

O campeonato também promoveu a solidariedade através de iniciativas como a doação de alimentos. O presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Gustavo Jacob, ressaltou que eventos esportivos de grande porte não apenas estimulam a economia local, mas também proporcionam entretenimento para diversos públicos.

“Um evento esportivo desse tamanho, movimenta economicamente a cidade, com o setor de hotelaria, gastronômico e até mesmo, os postos de combustíveis, é uma movimentação muito além do normal. Além disso, traz o lazer para todos os públicos e as doações de 2 kg de alimentos, iremos destinar para o Rio Grande do Sul”, relatou o presidente.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE 

A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro foi também marcada pelo início de um projeto ambiental de reflorestamento das áreas próximas à pista do Parque Sussuapara. O compromisso social com a preservação ambiental uniu pilotos e membros das equipes oficiais de motociclismo que participaram do evento.

DESTAQUES DO EVENTO 

Entre os destaques do evento, está Tata Castro, de 17 anos, originária de Minas Gerais e residente em São Paulo, que conquistou a vitória na categoria MXF Feminina.

Outro participante de destaque foi Jefferson Júnior, do Pará, que conquistou o primeiro lugar no Campeonato Tocantinense e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias