Nesta semana, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), marca presença em Salvador/BA, ao lado de representantes das principais economias globais. O objetivo é participar das discussões sobre diversidade cultural, patrimônio, inclusão social, direitos autorais, e outros temas relevantes durante a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e da Reunião de Ministros de Cultura do G20.
A reunião, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), pela Unesco e pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), teve início na segunda-feira, 4, e acontece no Centro de Convenções da capital baiana.
O evento reúne cerca de 30 delegações internacionais, incluindo países do G20 e organizações globais, além da participação da ministra Margareth Menezes. Representando o Tocantins, está o secretário da Secult, Tião Pinheiro.
Simultaneamente à reunião, ocorre o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, realizado nos dias 4 e 5, com a presença de figuras-chave como as ministras Margareth Menezes, Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
O evento também conta com a participação de secretários estaduais. De acordo com o MinC, a 4ª Reunião do G20 está dividida em discussões sobre temas como Diversidade Cultural e Inclusão Social, Direitos Autorais no Ambiente Digital, Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, e a preservação do Patrimônio Cultural.
Para Tião Pinheiro, secretário da Secult, a participação do Tocantins nesse evento é uma oportunidade valiosa para o Estado se integrar às discussões globais, que já estão sendo uma prática desde a recriação da Secretaria da Cultura pelo governador Wanderlei Barbosa em março de 2023.
“O Tocantins vem participando ativamente das ações que visam fortalecer e fomentar o setor cultural. Além da 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e Reunião de Ministros de Cultura do G20, temos aqui também mais uma importante reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura que tratará sobre temas relevantes”, destacou o secretário.
Programação do G20 de Cultura inclui atividades culturais
Além das reuniões formais, o evento do G20 de Cultura em Salvador conta com uma série de eventos paralelos, jantares e atividades culturais. A programação também marca o fim da presidência brasileira do G20, que culminará na Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Fórum Nacional de Secretários de Cultura
Nesta quinta-feira, 7, Tião Pinheiro, acompanhado da secretária-executiva Valéria Kurovski e da chefe de Assessoria Jurídica da Secult, Dinara Prado, participará do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, que ocorre até sexta-feira, 8, no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho.
O evento será realizado em paralelo à agenda do G20 de Cultura e incluirá momentos culturais imersivos, como uma missa de boas-vindas na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e uma apresentação do Balé Folclórico da Bahia.
Desafios e perspectivas do setor cultural em discussão
Durante o Fórum, diversos temas serão debatidos, como os desafios da Política Nacional Aldir Blanc e os efeitos da reforma tributária nas leis de incentivo à cultura. Será discutido também o processo de construção da Política Nacional das Artes, com anúncios sobre novas atualizações e lançamentos voltados ao fomento das artes.