Tocantins reitera disponibilidade de testes rápidos moleculares para diagnosticar a covid-19 e outras infecções respiratórias

Esses testes são considerados padrão ouro para o diagnóstico laboratorial da covid-19 e de outras infecções respiratórias

 

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) reforça aos gestores dos 139 municípios do estado a disponibilidade contínua de testes rápidos moleculares (RT-qPCR) pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO). Esses testes são considerados padrão ouro para o diagnóstico laboratorial da covid-19 e de outras infecções respiratórias.

No período de 1° a 20 de janeiro de 2024, o Tocantins registrou 1.305 casos confirmados de covid-19, com a distribuição por região: Médio norte Araguaia (439 casos), Capim-Dourado (425 casos), Amor Perfeito (117 casos), Bico do Papagaio (113 casos), Cerrado Tocantins Araguaia (86 casos), Ilha do Bananal (48 casos), Cantão (42 casos) e Sudeste (8 casos).

Quanto à influenza, em 2023, foram registrados 1.090 casos da doença no estado, sendo 831 por influenza B e 259 por influenza A, com um óbito. Em 2024, até o momento, houve notificação de um caso de Influenza A.

SOLICITAÇÃO E RESULTADOS DOS TESTES: 

Os gestores interessados podem solicitar os testes por meio do formulário de requisição de kits disponível no site oficial da SES-TO site oficial da SES-TO. As retiradas serão efetuadas nas unidades do Lacen-TO em Palmas e Araguaína. As amostras devem ser coletadas conforme orientações por swab para vírus respiratórios e enviadas ao Lacen-TO para análise.

QUEM DEVE FAZER O TESTE: 

O Ministério da Saúde recomenda que os testes sejam realizados em pessoas com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos três dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

ORIENTAÇÕES: 

As estratégias preventivas incluem a vacinação, a higienização regular das mãos, a prática da etiqueta respiratória, a ventilação adequada e a limpeza constante de ambientes, além do isolamento dos casos confirmados de covid-19 e o uso obrigatório de máscaras.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias