Tocantins reduz taxa de desemprego para 5,3% no segundo trimestre de 2025 e supera média nacional

Tocantins reduz taxa de desemprego para 5,3% no segundo trimestre de 2025 e supera média nacional
Foto: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

 

O Tocantins apresentou redução na taxa de desocupação no segundo trimestre de 2025, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE. O índice ficou em 5,3%, uma queda de 1,1 ponto percentual em relação aos três primeiros meses do ano.

Com esse resultado, o estado alcançou a segunda menor taxa de desemprego da Região Norte, atrás apenas de Rondônia (2,3%), e ocupa a 11ª posição entre todos os estados do país, à frente do Distrito Federal (8,7%) e do Rio de Janeiro (8,1%).

O governador Wanderlei Barbosa considerou os números como um avanço para o Tocantins.  “Entendemos esses números como positivos, pois a redução da desocupação reforça a capacidade do Tocantins em criar oportunidades, atraindo investimentos e impulsionando setores. Temos uma forte política de geração de emprego e renda; e os dados, colocando nosso estado como uma das referências da Região Norte, mostram que estamos no caminho certo”.

O que é a taxa de desocupação

A taxa de desocupação mede o percentual de pessoas que estão sem trabalho, mas procuram emprego. No Tocantins, o índice caiu e superou a média nacional, que ficou em 5,8% no mesmo período, o menor desde o início da Pnad Contínua, em 2012.

Pnad Contínua

A Pnad Contínua acompanha constantemente a participação da população no mercado de trabalho e oferece informações sobre perfil demográfico, escolaridade e desenvolvimento socioeconômico. Além de dados anuais sobre temas fixos, a pesquisa também investiga outros aspectos conforme a necessidade de informação.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias