Tocantins

Tocantins recebe 12.600 doses de vacina contra Covid-19 para crianças e grupos prioritários

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Nessa quinta-feira, 24, o Estado do Tocantins foi contemplado com uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde (MS). Ao todo, foram entregues 12.600 doses da vacina monovalente Spikevax-XXB, fabricada pela Moderna, que já estão disponíveis para retirada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi/TO) da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO).

Todos os 139 municípios do Tocantins podem acessar a vacina mediante solicitação formal à SES-TO. As doses serão liberadas conforme a necessidade de cada município, levando em conta a demanda local por imunização e o esquema vacinal recomendado para os públicos prioritários.

Esta remessa foi destinada a diversos grupos, incluindo crianças de seis meses a quase cinco anos, que fazem parte do calendário vacinal de rotina, além de grupos prioritários. Entre os grupos prioritários estão pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, que devem receber doses a cada seis meses. Outros grupos, como profissionais da saúde, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas com deficiências permanentes e indivíduos em situação de rua, devem se vacinar anualmente.

Planejamento de distribuição aos municípios

Diandra Sena, gerente de Imunização da SES-TO, explicou que as doses foram recebidas na central estadual e serão redistribuídas por meio do polo de Araguaína, visando uma distribuição uniforme para os 139 municípios.  “Recebemos as doses na central estadual e vamos realizar o remanejamento para o polo de distribuição em Araguaína, para que a distribuição ocorra de forma homogênea para os 139 municípios. Então os municípios eles já podem estar solicitando no sistema de informação referido às doses e os quantitativos que serão analisados e liberados”, esclareceu a gerente de Imunização da SES-TO.

Importância da remessa após período de escassez

A gerente de Imunização destacou que o país passou recentemente por um período de baixa no estoque de vacinas contra a Covid-19, afetando também o Tocantins.  “O Estado passou por um período de desabastecimento de doses da Covid-19, um desabastecimento nacional. Então receber essas doses nesse momento é importante para que as ações de vacinação continuem sendo executadas pelos municípios, para que a gente consiga aí uma maior proteção para as nossas crianças e para todo aquele público aí que está elencado como prioritário”.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT