Nesta terça-feira, 30, o secretário Municipal de Saúde (Semus), Thiago Marconi, e o presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Daniel Borini, estiveram presentes na cerimônia de abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins. O evento, que acontece no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, em Palmas, tem como tema principal “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” e é organizado pelo Conselho Estadual de Saúde.
Durante a solenidade, o secretário Thiago Marconi expressou sua satisfação em participar de um momento democrático de discussão sobre saúde, ao lado de representantes de outros municípios. Ele destacou a importância de ouvir as propostas e sugestões da sociedade, enriquecendo ainda mais o trabalho desenvolvido pela equipe. O secretário também ressaltou que eventos como esse são fundamentais para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e promover melhorias na área.
A Conferência Estadual de Saúde do Tocantins é um evento periódico realizado a cada quatro anos, com o objetivo primordial de analisar a atual condição da saúde, a conferência visa também criar sugestões e estabelecer orientações que serão integradas nos planos de longo prazo e nas políticas de saúde do estado.
A 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins segue até amanhã, quarta-feira, 31, com uma programação intensa das 8h às 18h. Durante esse período, os participantes terão a oportunidade de debater e contribuir para a construção de propostas que visam aprimorar o sistema de saúde do estado.
Com 800 delegados eleitos nos 139 municípios do estado, mais de mil propostas foram encaminhadas para o evento, sendo que 80 delas serão debatidas ao longo da conferência. Entre os participantes, nove delegados representam a gestão, incluindo o presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Daniel Borini.
Diversas autoridades estão presentes na solenidade, demonstrando o comprometimento com a saúde pública. Entre elas estão o vice-governador, Laurez Moreira, o secretário estadual de saúde (SES-TO), Afonso Piva, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício, representantes do Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO) e da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), além de representantes do Ministério da Saúde (MS) e dos usuários do SUS. A presença do presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-TO), Rondinelly Sousa, também reforça o engajamento dos gestores na busca por melhorias na saúde estadual.