O seu canal diário de Notícias
Senar

Tocantins lidera vacinação contra brucelose com índice de 93,5% e ações do Programa Nacional de Controle e Erradicação

Os dados foram divulgados pela Divisão de Controle e Erradicação de Doenças Endêmicas do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

 

O Tocantins se destacou na cobertura vacinal contra a brucelose, uma doença infectocontagiosa. Em 2023, o estado alcançou o primeiro lugar no ranking nacional, com um índice de 93,5% na vacinação de bezerras bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade. Os dados foram divulgados pela Divisão de Controle e Erradicação de Doenças Endêmicas do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

As campanhas de vacinação são obrigatórias e ocorrem no primeiro e no segundo semestre de cada ano, para todas as bezerras bovinas e bubalinas nessa faixa etária. As fêmeas são vacinadas com a amostra B19, que pode ser substituída pela RB51. Bezerras não vacinadas devem regularizar sua situação vacinal utilizando a amostra RB51.

Requisitos para vacinação

A vacinação deve ser realizada por médico-veterinário ou vacinador auxiliar treinado e certificado pela Adapec, uma vez que a vacina contra a brucelose é produzida com micro-organismo vivo inativado.

A declaração do ato de vacinação é obrigatória para evitar o bloqueio da ficha de movimentação dos animais. O produtor rural deve procurar a Adapec e apresentar o atestado emitido por um médico-veterinário cadastrado.

Sobre a Brucelose

A brucelose é uma doença crônica provocada por bactérias do gênero Brucella, afetando bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equídeos e cães. É importante na saúde pública por ser uma zoonose, podendo ser transmitida dos animais para os seres humanos.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais