Tocantins inicia campanha de prevenção com 68 casos de Aids e 356 de HIV notificados em 2024

Tocantins inicia campanha de prevenção ao HIV e Aids com 68 casos de Aids e 356 de HIV notificados em 2024
Tocantins inicia campanha de prevenção ao HIV e Aids com 68 casos de Aids e 356 de HIV notificados em 2024

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) dará início à campanha Dezembro Vermelho na segunda-feira, 2. Com foco na conscientização e prevenção ao HIV, à Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a iniciativa amplia o suporte técnico às ações promovidas pelos municípios.

De acordo com registros do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) e do DATASUS, o Tocantins contabilizou 68 casos de Aids e 356 de HIV entre janeiro e novembro deste ano. Esses números refletem a importância de intensificar medidas preventivas e educativas em todo o estado.

A responsável técnica pelo programa de Aids na SES-TO, Karinny Marques, ressaltou que o Dezembro Vermelho busca desmistificar questões relacionadas ao HIV/Aids e incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento contínuo.

“Dezembro Vermelho busca diminuir o estigma associado ao HIV/AIDS, incentivando as pessoas a realizarem testes de HIV e a buscar tratamento de forma regular. A campanha ajuda a chamar a atenção para a importância da equidade no sistema de saúde”, destacou Marques.

ISTs em destaque

Além do HIV, outras ISTs também preocupam. Até novembro, o Sinan/MS registrou 2.034 diagnósticos de sífilis adquirida, 809 casos de sífilis em gestantes e 372 de sífilis congênita no Tocantins. Entre as hepatites virais, foram confirmados 139 casos: 5 do tipo A, 75 do tipo B e 59 do tipo C.

Distribuição de preservativos e testes

A SES-TO mantém a entrega de insumos para a prevenção ao longo do ano e intensifica a distribuição em períodos específicos, como o carnaval. Entre janeiro e novembro, foram repassados aos municípios 1.615.248 preservativos masculinos, 54.350 femininos e 536.524 frascos de gel lubrificante.

Em relação aos testes diagnósticos, os números também são significativos: 35.376 testes rápidos para HIV, 40.175 para Hepatite B, 34.750 para Hepatite C, 33.415 para Sífilis e 16.000 testes DUO, que detectam HIV e Sífilis simultaneamente.

Envolvimento e responsabilidade coletiva

A campanha Dezembro Vermelho não se limita a informar, mas busca envolver a sociedade no combate ao HIV e às ISTs. A SES-TO reforça a necessidade de um olhar acolhedor e do acesso contínuo a ações preventivas e de tratamento, fundamentais para a saúde e a qualidade de vida da população.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias