Categorias: Tocantins

Tocantins estuda implantar programa para recuperação de celulares furtados e roubados

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, e o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, receberam gestores da Segurança Pública do Piauí, nessa terça-feira, 15. O objetivo da visita foi conhecer o Programa Celular Seguro, uma iniciativa bem-sucedida do Piauí que recuperou mais de 10 mil celulares furtados ou roubados.

Yan Brayner, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, explicou que o programa automatiza o trabalho investigativo. “Esse programa funciona automatizando todo o processo investigativo da Polícia Civil, que identifica os possuidores de celulares roubados ou furtados no Piauí e dispara intimações para que eles compareçam às unidades de polícia judiciária e restituam o celular que está indevidamente em sua posse. Caso não haja esse comparecimento voluntário, a PC vai aos endereços para fazer a recuperação desse celular e, nesses casos, a prisão em flagrante do indivíduo que está de posse desse produto”.

Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP do Piauí, destacou três abordagens do projeto: blitz, intimações em massa e a Operação Interditados, que visa fechar lojas que compram ou vendem celulares roubados.  Ele mencionou que, desde a implementação do programa, o roubo de celulares caiu 41% em comparação ao ano anterior.

Troca de experiências

O secretário Wlademir Mota expressou sua gratidão à equipe do Piauí, ressaltando a importância de aprender com experiências bem-sucedidas.  “Toda a expertise desenvolvida no Piauí nos auxilia a conhecer ações que podemos desenvolver aqui no Estado. Essas práticas bem-sucedidas nos oferecem soluções comprovadas, que já foram testadas, permitindo a adaptação de estratégias eficazes para enfrentar os desafios de criminalidade de maneira mais eficiente”.

O delegado-geral Claudemir Luiz Ferreira também destacou a importância da colaboração entre os estados, afirmando que essa troca de experiências é fundamental para melhorar a gestão da segurança pública.

Programa Operação Rastreados

Durante a visita, os gestores piauienses também apresentaram informações sobre outro programa bem-sucedido, a Operação Rastreados. Matheus Zanatta comentou sobre os bons resultados dessa iniciativa no combate ao roubo e furto de veículos, que visa desarticular redes criminosas que atuam no comércio ilegal de veículos e peças.

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Compartilhar
Publicado por
Flávia Ferreira