Tocantins conquista 3º lugar em prêmio nacional de serviços públicos digitais

O prêmio visa medir o nível de maturidade digital dos estados e melhorar a eficiência da administração pública por meio de indicadores digitais

 

Nessa quinta-feira, 8, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e pelo presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Alírio Felix Martins Barros, recebeu no Rio de Janeiro o Prêmio Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital 2024. O Tocantins alcançou o 3º lugar no ranking dos estados que mais evoluíram em termos de serviços digitais.

A cerimônia ocorreu durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) 2024, em que são destacados projetos e soluções inovadoras em governo digital. “Nossa equipe tem feito um brilhante trabalho integrando todas as áreas, como escolas, sistema de saúde e rotas de turismo”, afirmou o governador Barbosa.  Destacou também, os investimentos em tecnologia que transformaram o processamento da folha de pagamento dos servidores, reduzindo o tempo de 36 horas para apenas 2 horas. “Todo esse avanço está focado em prestar um serviço eficiente e de qualidade ao cidadão”.

Importância do Prêmio

O Prêmio Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e do Ministério da Economia. O prêmio visa medir o nível de maturidade digital dos estados e melhorar a eficiência da administração pública por meio de indicadores digitais.

Destacando o Trabalho da ATI

Alírio Felix Martins Barros, titular da ATI, enfatizou que o prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado pela equipe do governo do Tocantins. “No ano passado, mencionamos que em 2024 estaríamos nesse palco. E hoje, estamos aqui, mostrando toda a evolução nos índices do governo”, declarou Barros. Que destacou a importância da tecnologia para melhorar a transparência e a qualidade dos serviços oferecidos.

Inovações e Avanços no Tocantins

Além da otimização da folha de pagamento, o Estado agora oferece mais de 700 serviços pelo Pronto Digital, programa que já conta com mais de 100 mil usuários cadastrados e mais de 65 mil solicitações atendidas. “O prêmio recebido pelo Governo do Tocantins evidencia a evolução dos serviços digitais, facilitando a vida dos cidadãos em áreas como saúde, educação e desenvolvimento econômico”, comentou Paulo César Benfica, secretário de Estado da Administração.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
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