Tocantins busca adesão ao Programa Nacional de Tempo Integral para aprimorar a educação estadual

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Em uma cerimônia realizada em Brasília nessa segunda-feira, 31, o Governo Federal lançou o programa “Escola de Tempo Integral”. O evento contou com a presença do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana. Também estiveram presentes o secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini, e o secretário executivo da Secretaria de Educação (Seduc), Edinho Fernandes, representando o governador Wanderlei Barbosa.

Idealizado pelo MEC, o programa tem como meta ampliar em 1 milhão o número de matrículas em escolas de tempo integral na educação básica em todo o Brasil até 2024. Essa ampliação será alcançada por meio de ações pactuadas entre União, estados, municípios e o Distrito Federal, com um investimento de R$ 4 bilhões para a estruturação das escolas que oferecerão vagas em tempo integral. O programa tem como objetivo final atingir a marca de 3,2 milhões de alunos em escolas de tempo integral até o final de 2026.

Edinho Fernandes, secretário executivo da Seduc, destacou que o Tocantins está empenhado em alcançar a meta de 50% das escolas da rede estadual oferecendo ensino em tempo integral. o secretário ressaltou que essa mudança é fundamental para avançar na qualidade do ensino e promover uma educação transformadora.

Carlos Mazini, secretário da Serb, reforçou a importância da parceria do Tocantins com o governo federal e acredita que o estado será um dos principais beneficiados pelo programa, buscando captar os recursos disponibilizados.

COMO ADERIR

Para aderir ao programa, os entes federados podem pactuar metas com o MEC através do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). A primeira etapa envolve o estabelecimento das metas de ampliação de matrículas, sendo que os recursos financeiros serão transferidos de acordo com as metas acordadas, valor do fomento e critérios de equidade.

Além do aporte financeiro, o programa também prevê ações de assistência técnica às secretarias e comunidades escolares, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico da educação em uma perspectiva integral.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT