O seu canal diário de Notícias

Tocantins avança no Ideb e lidera em aprovação e desempenho na Região Norte

No ranking da Região Norte, a rede estadual tocantinense obteve a primeira colocação com uma média de 4,9, superando Acre e Rondônia (4,87), Amazonas (4,77), Pará (4,63), Roraima (4,43) e Amapá (4,37)

 

Na última quarta-feira, 14, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. Os dados mostram que o Tocantins alcançou avanços significativos nas taxas de aprovação e desempenho acadêmico.

No ranking da Região Norte, a rede estadual tocantinense obteve a primeira colocação com uma média de 4,9, superando Acre e Rondônia (4,87), Amazonas (4,77), Pará (4,63), Roraima (4,43) e Amapá (4,37).

No tocante aos anos finais do Ensino Fundamental, a rede estaO Ideb combina dois aspectos cruciais da qualidade educacional: o fluxo escolar e o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.

O Ideb combina dois aspectos cruciais da qualidade educacional: o fluxo escolar e o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Este índice é fundamental para monitorar o cumprimento das metas de qualidade na educação básica e orientar políticas públicas voltadas para a melhoria educacional.

Resultados Detalhados

Entre os estados da Região Norte, o Tocantins destacou-se com um Ideb de 6,1 nos anos iniciais, representando um crescimento de 11,7% em relação ao Ideb de 2021 e sendo o segundo maior crescimento no período. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o Tocantins superou a meta do MEC de 5,9, atingindo 6,2. Apesar de manter o Ideb de 4,7 nos últimos dois anos, o estado teve um crescimento de 6,8% desde 2019.

No Ensino Médio, a rede estadual obteve a segunda posição na Região Norte com um Ideb de 4,2, marcando um crescimento de 5,1% em comparação a 2019. Nacionalmente, o Tocantins está em 10º lugar, empatado com Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Metas para o Futuro

Para os anos de 2025/2026, o Governo do Tocantins tem como metas elevar os índices de desempenho tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. A meta é alcançar a primeira colocação na Região Norte e figurar entre os dez primeiros no Brasil para o Ensino Fundamental, e liderar a Região Norte e estar entre os cinco melhores do país no Ensino Médio.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que, “O Ideb é um importante indicador que demonstra as potencialidades e desafios de cada rede e que nos auxilia a construir políticas públicas ajustadas às dificuldades apresentadas, superando o desafio de garantir a aprendizagem e a permanência dos estudantes desde o início da escolarização até a conclusão do Ensino Médio. Com a segunda colocação entre os estados do Norte, no Ensino Médio; primeira, nos anos iniciais, e terceira, nos anos finais, o Tocantins se aproxima das metas do Ideb + 2030. E para alcançar cada uma das metas, o Governo do Estado tem investido muito e vai investir ainda mais em infraestrutura, em tecnologia, em formação, em gestão, buscando estratégias conjuntas com os municípios”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais