O seu canal diário de Notícias

Tocantinópolis deve implementar medidas rigorosas para controle de veículos oficiais

Justiça determina prazo de 90 dias para regularização com multa por descumprimento

A Justiça ordenou que o município de Tocantinópolis adote uma série de medidas para regularizar e monitorar o uso dos veículos oficiais, em resposta a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). A decisão exige a identificação dos veículos por meio de adesivagem, além da implementação de rastreamento eletrônico, com multas diárias em caso de descumprimento.

A ação judicial foi motivada por investigações que revelaram irregularidades no uso dos veículos públicos, que estavam circulando sem identificação e sem controle adequado. Inicialmente, a 1ª Promotoria de Justiça de Tocantinópolis recomendou ao município que regulamentasse o uso dos veículos, mas a falta de resposta levou ao ajuizamento da ação.

Conforme a decisão liminar, Tocantinópolis tem 90 dias para adesivar ou plotar todos os veículos oficiais, sob pena de multa diária de mil reais por cada veículo não identificado. Além disso, o município deve equipar os veículos não caracterizados com sistemas de rastreamento, registrando diariamente o tráfego e a quilometragem, para garantir que sejam utilizados apenas em situações justificadas.

O uso dos veículos oficiais para transportar familiares, pessoas alheias ao serviço público ou para atividades recreativas está proibido, sob pena de multa diária de mil reais por cada infração. A Justiça também determinou a guarda adequada dos veículos das Secretarias de Educação e Assistência Social, sob a mesma penalidade em caso de descumprimento.

Segundo a Promotoria, as medidas visam assegurar a transparência e o uso correto dos veículos oficiais, prevenindo o uso inadequado do patrimônio público.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais