Em solenidade conduzida pelo presidente do conselho, César Bechara Nader Mattar Júnior, que é procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, o procurador-geral de Justiça do Estado do Tocantins, Luciano Casaroti, foi empossado nesta quarta-feira, 31, como vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), para a região Norte, passando assim a ser o representante dos chefes dos Ministérios Públicos dos estados do Norte.
A posse aconteceu em Brasília, durante reunião ordinária do CNPG, que teve a presença do procurador-geral da República, Augusto Aras.
A representatividade no conselho reflete a importância que o MP do Tocantins tem despotado no cenário nacional, e ainda do histórico de atuação nesta área, em outras instituições.
Também tomaram posse os demais vice-presidentes regionais e os presidentes das comissões e grupos temáticos do CNPG.
CNPG
O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) é uma associação que tem como objetivo defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público brasileiro.
Histórico
Anteriormente, o agora representante da região Norte no conselho, foi diretor da Região Norte da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), membro do Conselho Fiscal dessa entidade e presidiu a Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) por três gestões.