TJTO realiza Casamento Comunitário em Palmas para 100 casais formalizarem união gratuitamente

 

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) vai realizar a primeira edição do Casamento Comunitário na Comarca de Palmas. O evento vai acontecer na sexta-feira e no sábado, dias 4 e 5 de julho, às 17h30. Essa ação é uma chance para pessoas que têm dificuldade de formalizar a união civil realizarem o sonho de casar.

Essa iniciativa é promovida pelo Poder Judiciário do Tocantins, através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJTO) e da Coordenadoria de Cidadania (Cocid), ligada à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS). O objetivo é ajudar casais a fazer o casamento civil de graça, garantindo que essa união tenha validade legal e valor para a família.

Ao todo, 100 casais vão participar, divididos em dois grupos: 50 casais se casam na sexta-feira e 50 no sábado. Todos passaram por uma avaliação de acordo com a situação econômica e social deles para poder participar. A cerimônia será sem custo, já que as taxas cartorárias foram dispensadas por conta da parceria com o Cartório de Registro Civil de Palmas e a Diretoria do Foro da Comarca.

Um momento de celebração e cidadania

Para a juíza Silvana Parfieniuk, que coordena o Cejusc em Palmas, o casamento comunitário é mais do que um ato jurídico.  “É a celebração do amor, da dignidade e da cidadania. O Judiciário se aproxima da sociedade quando promove ações que transformam vidas de forma tão significativa”.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias