Categorias: Tocantins

TJTO contribui para implantação do Eproc em outros tribunais por meio de acordo de cooperação técnica

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O acordo de cooperação técnica que autoriza o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a disponibilizar o Sistema de Processo Eletrônico Judicial, conhecido como Eproc, para os Tribunais de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Rio de Janeiro (TJRJ) e do Acre (TJAC) foi oficializado em cerimônia realizada nesta quinta-feira (7/12) na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) em Porto Alegre.

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e a vice-corregedora da Justiça, desembargadora Jacqueline Adorno, participaram virtualmente da cerimônia.

O TJTO, TJRS e TJSC assinaram o documento como órgãos auxiliares na implantação da ferramenta, comprometendo-se a fornecer suporte, manutenção, treinamento e desenvolvimento do Eproc nos Tribunais contemplados.

Até então, o TJTO detinha a exclusividade na região Norte ao utilizar o Eproc, sistema que está em operação há 12 anos, contando com mais de 2,4 milhões de processos cadastrados e aproximadamente 57,8 mil usuários ativos, conforme dados de junho de 2023.

A presidente do TJTO destaca que o Eproc representa um avanço significativo no judiciário tocantinense, consolidando-se como uma ferramenta tecnológica que proporciona agilidade, segurança, transparência e eficácia à prestação jurisdicional no Tocantins. Etelvina Maria Sampaio Felipe reafirma o compromisso de colaborar com os demais Tribunais na implantação do Eproc”, menciona a notícia.

Na cerimônia, o presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, enfatizou a importância do Eproc, descrevendo-o como “a prova de que o serviço público brasileiro, os servidores públicos e o Poder Judiciário conseguem criar soluções”. E destaca que o sistema está sendo adotado por grandes instituições judiciárias do país.

EPROC 

O Eproc teve início em 2003 nos Juizados Especiais Federais dos estados do Sul. A partir de 2010, expandiu seu uso para todas as matérias e graus de jurisdição, abrangendo desde a primeira instância até o TRF4. O sistema foi integralmente desenvolvido por profissionais da área de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 4ª Região, garantindo a segurança das informações e um custo acessível aos cofres públicos.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Compartilhar
Publicado por
Flávia Ferreira