O seu canal diário de Notícias

TCE fiscaliza Secretaria Estadual da Saúde; gestores, ex-gestores e servidores são convidados a defender-se de irregularidades

Embora o foco das auditorias seja o ano de 2023, o Tribunal continua acompanhando as ações atuais da Secretaria de Saúde como parte do seu Plano Anual de Auditorias e Fiscalização

 

A Terceira Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) abriu um prazo para que gestores, ex-gestores e servidores da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO) apresentem suas defesas em relação às falhas identificadas nas Auditorias Operacional e de Regularidade. O objetivo dessas auditorias é fiscalizar todas as atividades realizadas pela Secretaria para garantir o adequado funcionamento do sistema de saúde no Estado.

Embora o foco das auditorias seja o ano de 2023, o Tribunal continua acompanhando as ações atuais da Secretaria de Saúde como parte do seu Plano Anual de Auditorias e Fiscalização. As investigações estão a cargo da equipe da Terceira Diretoria de Controle Externo, vinculada à Terceira Relatoria da Corte, sob a responsabilidade do conselheiro José Wagner Praxedes. Os processos encontram-se em fase de instrução, recebendo prioridade de tramitação dada sua relevância e complexidade.

O relator enfatizou o compromisso do Tribunal com os princípios do devido processo legal, ampla defesa, contraditório e isonomia, buscando esclarecer os fatos antes de tomar decisões finais.  “Os atos processuais vêm sendo praticados em estrito cumprimento aos princípios do devido processo legal, da ampla defesa, do contraditório e da isonomia, sob a premissa da busca da verdade real antes de proferir qualquer ato decisório definitivo”, relatou.

LINHA DO TEMPO DAS AUDITORIAS

Auditoria de Regularidade

Realizada entre agosto e setembro de 2023, abarcando atos desde janeiro daquele ano, a auditoria concentrou-se em aspectos como aquisição de medicamentos e materiais hospitalares, execução de contratos de serviços e leitos de UTI, controle de estoque de medicamentos e registro de ponto dos profissionais de saúde.

Auditoria Operacional

Conduzida em setembro e outubro de 2023, avaliou a qualidade da assistência à saúde materno-infantil nos hospitais estaduais, especialmente na Ala Infantil do Hospital Geral de Palmas e no Hospital Maternidade Dona Regina. O objetivo foi analisar a qualidade da assistência e a gestão das unidades hospitalares.

AÇÕES E RECOMENDAÇÕES

O relator emitiu despachos destacando as irregularidades identificadas e solicitando medidas corretivas à Secretaria de Saúde. Foram expedidas recomendações para a implementação imediata de ações corretivas. Também foi sugerido à SES-TO firmar um Termo de Ajustamento da Gestão para implementar medidas corretivas dentro de prazos estabelecidos.

 

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais