O setor de serviços no Tocantins teve um aumento de 8,3% no volume de atividades entre janeiro e maio de 2025, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE.
Além do crescimento no volume de atividades, o setor também teve um bom desempenho financeiro. A chamada receita nominal que mostra o quanto de dinheiro circulou nos serviços cresceu 12,1% nesse mesmo período.
Esse resultado reforça o quanto o setor de serviços é importante para a economia do estado, contribuindo diretamente para geração de empregos e renda.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, afirmou que os números mostram que o setor está indo bem no Tocantins. “O crescimento do volume e da receita dos serviços reflete o dinamismo das atividades econômicas no estado. A atuação integrada do Governo do Tocantins, por meio do Pics [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], tem criado condições para fortalecer os setores produtivos e estimular o empreendedorismo em todas as regiões”.
Como a pesquisa é feita
A Pesquisa Mensal de Serviços é feita pelo IBGE desde 2011 e acompanha o desempenho do setor em todo o país. O levantamento considera empresas com pelo menos 20 funcionários e que atuam principalmente com prestação de serviços. A pesquisa é realizada nas 27 unidades da Federação.