SES/TO, Procon e Vigilâncias fiscalizam bebidas em Palmas após alerta de intoxicação por metanol

SES/TO, Procon e Vigilâncias fiscalizam bebidas em Palmas após alerta de intoxicação por metanol
Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins

 

Nessa quinta-feira, 23, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) realizou uma ação conjunta em estabelecimentos que vendem e distribuem bebidas alcoólicas em Palmas. A iniciativa foi motivada pelo aumento de casos de intoxicação por metanol no país, ligados ao consumo de bebidas alcoólicas, e tem como objetivo reduzir riscos à população.

A operação contou com a participação do Procon-TO, da Vigilância Sanitária Municipal de Palmas (VISA/SEMUS/Palmas) e da Superintendência Federal de Agricultura do Tocantins (SFA/TO).
Além da ação presencial, a SES/TO encaminhou às vigilâncias municipais orientações e materiais educativos, reforçando as atividades de prevenção e controle em todo o estado.

De acordo com Amanda Feitosa, diretora de Vigilância Sanitária (DVS/SVS/SES-TO), a operação busca proteger a população de produtos irregulares e riscos à saúde.  “As instituições atuam de forma integrada e proativa na fiscalização do comércio de bebidas alcoólicas, com o objetivo de impedir a circulação de produtos irregulares e garantir a segurança do consumidor. As Vigilâncias Sanitárias Municipais já vêm reforçando a fiscalização de bebidas e a atuação conjunta entre os órgãos amplia o alcance e a eficácia das ações preventivas, fortalecendo a vigilância e a proteção à saúde pública”, afirmou.

Procon detalha inspeção de rótulos e notas fiscais

O superintendente do Procon-TO, Matheus H. S. Martins, explicou que a ação também verifica a origem e a documentação das bebidas, especialmente as destiladas, para evitar intoxicações e casos graves.
“Nosso objetivo é garantir a segurança do consumidor. Estamos verificando rótulos, origens e notas fiscais das bebidas comercializadas, especialmente as destiladas, para evitar riscos de intoxicação e até mortes causadas pelo consumo de produtos irregulares”, relatou.

Inspeção detalhada nos estabelecimentos

A analista de saúde e inspetora sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Larissa Santos Saraiva, detalhou o trabalho nos pontos de venda.  “Nessa ação de hoje, estamos verificando as bebidas, se possuem falsificação e adulteração, como também as condições gerais dos estabelecimentos. Quando chegamos ao comércio, não verificamos somente o foco da ação, mas todos os erros possíveis que podem ser encontrados. Estamos verificando se tem bebida falsificada, se encontramos indícios para que não ocorra nenhum caso de intoxicação porque temos a função de precaver, para não ter riscos à saúde da população”, explicou.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias