Categorias: Tocantins

SES-TO implementa projeto PlanificaSUS na Ilha do Bananal

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e organizar as Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) está implementando o projeto PlanificaSUS na região da Ilha do Bananal.

Esta iniciativa busca implementar um método que integra a APS e a Atenção Especializada (AE) para melhorar o atendimento aos usuários. Este método é desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e está sendo executado em todas as 27 unidades federativas.

No Tocantins, o projeto é uma colaboração entre a SES-TO, o Ministério da Saúde (MS), o CONASS, o Hospital Albert Einstein e as Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS). A iniciativa abrange 20 municípios da região da Ilha do Bananal e envolve encontros periódicos para a implementação.

“Visualizo que esse primeiro momento do PlanificaSUS vem com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária dos municípios da Ilha do Bananal, conhecer os gestores e responsáveis técnicos de seus municípios, melhorando os processos e as linhas de cuidado da rede de acordo com a realidade de cada município. A ideia é que a partir deste piloto, posteriormente estendermos as outras regiões do Estado do Tocantins”, destacou a Assistente Social da SES-TO, Bianca Pereira da Silva.

Organização e Aperfeiçoamento dos Serviços

Tatiana Gomes da Costa, gestora do Fundo Municipal de Saúde de São Salvador do Tocantins, acredita que “o PlanificaSUS é uma ferramenta de trabalho que irá nos auxiliar em organizar nossos serviços e aprimorar cada vez mais nossas ações, um marco importante para a Ilha do Bananal”.

Impacto e Expansão

Com a implementação do PlanificaSUS, a expectativa é que a organização e integração entre APS e AE se traduzam em um atendimento mais eficiente e resolutivo para os usuários do SUS na região da Ilha do Bananal. A SES-TO planeja expandir o projeto para outras regiões do estado, garantindo que mais municípios se beneficiem desta iniciativa.

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT