SES-TO implementa projeto PlanificaSUS na Ilha do Bananal

 

Com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e organizar as Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) está implementando o projeto PlanificaSUS na região da Ilha do Bananal.

Esta iniciativa busca implementar um método que integra a APS e a Atenção Especializada (AE) para melhorar o atendimento aos usuários. Este método é desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e está sendo executado em todas as 27 unidades federativas.

No Tocantins, o projeto é uma colaboração entre a SES-TO, o Ministério da Saúde (MS), o CONASS, o Hospital Albert Einstein e as Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS). A iniciativa abrange 20 municípios da região da Ilha do Bananal e envolve encontros periódicos para a implementação.

“Visualizo que esse primeiro momento do PlanificaSUS vem com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária dos municípios da Ilha do Bananal, conhecer os gestores e responsáveis técnicos de seus municípios, melhorando os processos e as linhas de cuidado da rede de acordo com a realidade de cada município. A ideia é que a partir deste piloto, posteriormente estendermos as outras regiões do Estado do Tocantins”, destacou a Assistente Social da SES-TO, Bianca Pereira da Silva.

Organização e Aperfeiçoamento dos Serviços

Tatiana Gomes da Costa, gestora do Fundo Municipal de Saúde de São Salvador do Tocantins, acredita que “o PlanificaSUS é uma ferramenta de trabalho que irá nos auxiliar em organizar nossos serviços e aprimorar cada vez mais nossas ações, um marco importante para a Ilha do Bananal”.

Impacto e Expansão

Com a implementação do PlanificaSUS, a expectativa é que a organização e integração entre APS e AE se traduzam em um atendimento mais eficiente e resolutivo para os usuários do SUS na região da Ilha do Bananal. A SES-TO planeja expandir o projeto para outras regiões do estado, garantindo que mais municípios se beneficiem desta iniciativa.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]