Categorias: Tocantins

SES-TO busca implantar transplantes no Tocantins com visita técnica em Redenção (PA) e planos para o HGP

Publicado por
Flávia Ferreira

 

 

A  Secretaria de Saúde (SES-TO) busca implementar o serviço de transplantes no Tocantins, realizando uma visita técnica ao Hospital Regional Público do Araguaia em Redenção (PA). A programação, em fase de estudo, tem como objetivo implantar os serviços no Hospital Geral de Palmas (HGP), enquanto cerca de 107 pacientes no Estado aguardam por transplantes renais.

Suziane Aguiar Crateús, coordenadora da CETTO, mencionou que a equipe esteve no Hospital Regional Público do Araguaia para observar de perto a experiência do serviço de transplante renal. Atualmente, pacientes que necessitam de transplante renal são encaminhados para outros estados, já que o Tocantins realiza apenas transplantes de córnea desde 2016, com a criação do Banco de Olhos.

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, participou da visita e destacou a importância de aprender com a experiência para aplicar futuramente o transplante renal na unidade hospitalar, visando evitar transferências de pacientes para outros locais.

Dr. Oswaldo José Marcelino Neto, Diretor Técnico do Hospital Regional Público do Araguaia, expressou satisfação ao receber a equipe, enfatizando o compromisso da instituição em fortalecer a rede SUS e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Oswaldo José destacou que o HRPA é referência em atendimento nefrológico, realiza transplantes renais e atende em regime totalmente SUS, abrangendo toda a região sul do Pará e pacientes do Tocantins no programa de Transplante Renal.

Ainda destaca que o transplante renal, é uma alternativa de tratamento para pacientes que sofrem de doença renal crônica avançada e que nesse procedimento, um rim saudável de uma pessoa viva ou falecida é doado a um paciente portador de insuficiência renal crônica avançada.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Compartilhar
Publicado por
Flávia Ferreira