Serviços e linhas de crédito são prorrogados em Aguiarnópolis, cidade afetada pela queda da ponte JK

Serviços e linhas de crédito são prorrogados em Aguiarnópolis
Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

 

Os serviços oferecidos pela ação integrada em Aguiarnópolis, que incluem atendimentos públicos e opções de crédito, foram estendidos até esta quinta-feira, 30. As equipes da Agência de Fomento do Tocantins e do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) seguem atuando no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Rua do Ouro, com foco na emissão de documentos como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de orientar agricultores familiares e disponibilizar linhas de financiamento.

Para o secretário-executivo da Governadoria, Homero Barreto, a ampliação do prazo garante mais oportunidades à população local. “Essa iniciativa vai fazer a diferença na vida das pessoas e, por isso, a necessidade de prorrogação das ações por mais dois dias”, pontuou.

O presidente da Agência de Fomento, Portilho Prado, reforçou que os atendimentos devem impulsionar a economia do município. “Com o acesso aos recursos, esperamos impulsionar o comércio local, para que, até dezembro, nossos micro e pequenos empresários estejam preparados para aproveitar o aumento da demanda na cidade”, destacou.

O prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos, avaliou que a mobilização ocorre em um momento importante para a recuperação da cidade. “Recebemos a equipe do Governo do Tocantins e agradecemos ao governador Laurez Moreira pela sensibilidade de realizar essas ações para preparar o nosso segmento produtivo e a sociedade para a retomada do crescimento que se aproxima com o restabelecimento da conexão com a cidade de Estreito, no estado do Maranhão”, ressaltou.

Apoio à agricultura familiar

Entre os beneficiados pela iniciativa está o produtor Luciano Saraiva Leal, contemplado com crédito do Pronaf B para ampliar a produção de hortaliças. “Esse recurso chegou em boa hora, já que estou contando com a entrega da nova ponte, maior movimentação do comércio e a oportunidade de ampliar as vendas”, afirmou.

Durante a programação, também foram distribuídos kits de sementes do programa Mesa Farta, que tem como foco fortalecer a produção local e garantir alimentos de qualidade para as comunidades rurais.

A produtora Zeza Xavier, do Assentamento Vitória, comemorou o apoio. “É uma iniciativa importante para aumentar a produção do pequeno produtor que, com o retorno do trânsito com a nova ponte, com certeza vai melhorar as vendas na cidade e surgir mais oportunidade para a nossa produção”, comentou.

Orientações técnicas e inclusão

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Aguiarnópolis (Coopag), Alexsandro Silva Chaves Sobrinho, também buscou orientações com os técnicos do Ruraltins. “Eu vim buscar informações sobre o CAF, porque o pescador também tem direito ao documento e, no Tocantins, será a primeira vez que será liberado, porque não somos agricultores, mas sim aquicultores. É uma grande vitória”, comemorou, ao destacar a importância do apoio a pequenos produtores e comerciantes da região.

Parceria entre órgãos

A mobilização começou na segunda-feira, 27, e busca oferecer suporte social, serviços públicos e apoio financeiro a empreendedores, produtores e famílias afetadas pela queda da ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226 — ligação entre o Tocantins e o Maranhão.

A coordenação das atividades é da Secretaria da Governadoria (Segov), em parceria com a Seagro, Sepea, SSP, Setas, Sics, além do Ruraltins, Naturatins e Agência de Fomento.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias