Tocantins

Semus oferece capacitação sobre arboviroses para profissionais de saúde em Palmas

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Com o início da temporada de chuvas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas iniciou um programa de capacitação para profissionais de saúde, tanto da rede pública quanto privada, com foco nas arboviroses.

As doenças como dengue, zika, chikungunya e febre oropouche são mais comuns durante esse período e, por isso, a qualificação visa aprimorar o conhecimento desses profissionais sobre diagnóstico, tratamento e prevenção.

No dia 21 de novembro, será realizada uma capacitação para 150 agentes de saúde. Desses, 75 serão Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 75 Agentes de Combate às Endemias (ACE), que têm contato direto com a comunidade nas visitas domiciliares.

O treinamento ocorrerá no período da tarde, das 14h às 18h, no miniauditório da Faculdade Ulbra, sala 543. Para participar, os profissionais devem se inscrever online, nos links específicos para cada categoria: ACS e ACE.

Capacitação para médicos e enfermeiros da rede pública e privada

Nos dias 21 e 22 de novembro, 200 vagas estarão disponíveis para médicos e enfermeiros da rede pública e privada. A capacitação abordará o diagnóstico clínico e manejo das arboviroses. O treinamento ocorrerá das 14h às 18h, no auditório da UniCatólica, e incluirá tópicos como diagnóstico, manejo clínico, acompanhamento dos pacientes, além de estratégias de notificação e controle dos vetores. As inscrições para essa turma também serão realizadas online.

Vagas limitadas e inscrições exclusivas na plataforma online

A quantidade de vagas para todas as turmas é limitada, por isso é importante que os profissionais interessados se inscrevam o quanto antes. A capacitação tem como objetivo fortalecer a resposta aos surtos de arboviroses, garantindo que os profissionais de saúde possam oferecer um atendimento adequado à população durante o período de maior risco para essas doenças. Inscrições aqui.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT