Secretaria de Estado da Saúde promove oficina para fortalecer combate ao tabagismo e apoiar fumantes em busca de tratamento

A oficina contou com a participação de representantes de municípios como Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso, Colméia, Tabocão, Guaraí, Tocantínia e Xambioá

 

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), realizou nessa terça-feira,30, uma oficina de aprimoramento para coordenadores municipais do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). A iniciativa busca fortalecer as estratégias de controle do tabagismo e oferecer suporte aos fumantes em busca de tratamento.

O Tocantins Atualmente, conta com 66 municípios que oferecem serviços de combate ao tabagismo, disponibilizando 124 unidades de tratamento para apoiar os fumantes com acompanhamento psicológico e medicamentoso.

A oficina contou com a participação de representantes de municípios como Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso, Colméia, Tabocão, Guaraí, Tocantínia e Xambioá, que se destacam nas ações de redução da prevalência de fumantes.

Andréa Cristina Alves, técnica da Coordenação Estadual do Programa do Tabagismo, enfatizou a importância da oficina para o planejamento de ações e busca por novas estratégias. Os coordenadores dos programas municipais também se mostraram entusiasmados, destacando a relevância do projeto para disseminar e fortalecer o programa nos municípios.

“Estou na expectativa em relação ao projeto, que com certeza irá disseminar e alavancar o programa nos municípios do nosso Estado”, comentou Alexsandro Pimenta, coordenador do Programa de Tabagismo de Porto Nacional.

Com essa iniciativa, a SES-TO busca fortalecer o controle do tabagismo e oferecer um apoio mais efetivo aos fumantes em busca da cessação do hábito de fumar, visando promover uma melhor qualidade de vida e saúde para a população tocantinense.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias