A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou, nessa segunda-feira, 14, o edital do processo seletivo para a Função Pública de Diretor de Unidade Escolar. As inscrições serão abertas a partir desta quarta-feira, 16 , e se estenderão até o dia 31 de agosto.
Para participar da seleção, é requisito ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na Educação Básica. Os candidatos devem atender aos critérios de competências técnico-profissionais especificados no edital, que são necessários para exercer a função de diretor de unidade escolar na rede pública estadual de ensino.
Aqueles que forem aprovados atuarão como gestores escolares por um período de até três anos, com a possibilidade de recondução mediante a participação em um novo processo seletivo. As unidades escolares que operam sob convênios ou outros instrumentos similares com a Seduc seguirão critérios técnicos diferenciados para a seleção de diretores.
Isso se aplica a escolas em comunidades indígenas e quilombolas, aquelas vinculadas à Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), Unidades Prisionais, Centros de Socioeducação e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
Esse processo seletivo de diretores escolares integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), tem como objetivo efetivar a gestão democrática nas unidades escolares estaduais. Tal medida também cumpre a Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE). Confira o edital AQUI
O PROCESSO SELETIVO PARA A FUNÇÃO DE DIRETOR ESCOLAR SERÁ COMPOSTO PELAS SEGUINTES ETAPAS:
I. Avaliação de Competência Técnica (prova objetiva), com caráter eliminatório e classificatório. II. Entrega e Avaliação do Plano de Gestão Escolar, com caráter eliminatório e classificatório. III. Entrega e Avaliação da documentação comprobatória dos títulos, com caráter classificatório. IV. Entrevista dos candidatos, com caráter eliminatório e classificatório.
“Fornecer uma educação de qualidade é nosso compromisso. Os diretores escolares têm um papel crucial ao liderar, organizar e planejar o ambiente educacional. A seleção rigorosa e justa desses profissionais é fundamental. Isso não apenas aprimora a integração entre escola, comunidade e famílias, mas também reflete em uma educação que atende às necessidades e ambições de todos os nossos estudantes”, destacou Fábio Vaz, Secretário de Estado da Educação.