Secretaria de Estado da Educação anuncia processo seletivo para diretores de unidades escolares: Confira os detalhes e saiba como participar

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou, nessa segunda-feira, 14, o edital do processo seletivo para a Função Pública de Diretor de Unidade Escolar. As inscrições serão abertas a partir desta quarta-feira, 16 , e se estenderão até o dia 31 de agosto.

Para participar da seleção, é requisito ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na Educação Básica. Os candidatos devem atender aos critérios de competências técnico-profissionais especificados no edital, que são necessários para exercer a função de diretor de unidade escolar na rede pública estadual de ensino.

Aqueles que forem aprovados atuarão como gestores escolares por um período de até três anos, com a possibilidade de recondução mediante a participação em um novo processo seletivo.   As unidades escolares que operam sob convênios ou outros instrumentos similares com a Seduc seguirão critérios técnicos diferenciados para a seleção de diretores.

Isso se aplica a escolas em comunidades indígenas e quilombolas, aquelas vinculadas à Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), Unidades Prisionais, Centros de Socioeducação e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Esse processo seletivo de diretores escolares integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), tem como objetivo efetivar a gestão democrática nas unidades escolares estaduais. Tal medida também cumpre a Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE). Confira o edital AQUI

O PROCESSO SELETIVO PARA A FUNÇÃO DE DIRETOR ESCOLAR SERÁ COMPOSTO PELAS SEGUINTES ETAPAS:

I. Avaliação de Competência Técnica (prova objetiva), com caráter eliminatório e classificatório. II. Entrega e Avaliação do Plano de Gestão Escolar, com caráter eliminatório e classificatório. III. Entrega e Avaliação da documentação comprobatória dos títulos, com caráter classificatório. IV. Entrevista dos candidatos, com caráter eliminatório e classificatório.

“Fornecer uma educação de qualidade é nosso compromisso. Os diretores escolares têm um papel crucial ao liderar, organizar e planejar o ambiente educacional. A seleção rigorosa e justa desses profissionais é fundamental. Isso não apenas aprimora a integração entre escola, comunidade e famílias, mas também reflete em uma educação que atende às necessidades e ambições de todos os nossos estudantes”, destacou Fábio Vaz, Secretário de Estado da Educação.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT