O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Educação (Seduc), divulgou nessa segunda-feira, 1º , o resultado preliminar do processo de remoção interna para professores efetivos da rede estadual. São 490 vagas disponíveis para que os docentes solicitem mudança de escola dentro da rede, respeitando a área de atuação e a disponibilidade de postos.
O processo permite que os professores atuem em municípios de sua preferência, seguindo critérios como tempo de serviço, idade e menor número de faltas injustificadas. As mudanças nas unidades escolares começarão no ano letivo de 2026.
Após a finalização das remoções, será lançado o edital de redistribuição de vagas para preencher os postos ainda disponíveis do concurso de 2023. Essa ação faz parte do protocolo de intenções assinado em 12 de agosto entre Seduc, Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO) e Ministério Público (MPTO), que define regras e prazos para redistribuição de vagas.
“Estas oportunidades foram criadas para que os educadores possam escolher atuar nas localidades que atendam melhor às suas necessidades pessoais, aproximando-os de suas famílias, enquanto a rede otimiza a lotação dos professores conforme a demanda das escolas e assim fortalecemos ainda mais a qualidade do ensino ofertado”, afirmou o secretário de Educação, Fábio Vaz.
Cronograma das remoções
-
Resultado preliminar: 1º de setembro de 2025
-
Prazo para recurso: 2 de setembro de 2025
-
Prazo final para desistência da remoção: 2 de setembro de 2025
-
Resposta aos recursos: 5 de setembro de 2025
-
Resultado definitivo: 10 de setembro de 2025
-
Publicação das portarias de remoção: 29 de setembro de 2025
-
Início nas novas unidades: janeiro de 2026
Contato para dúvidas
Para questões sobre o edital de remoção, os professores podem enviar e-mail para remocaointerna@seduc.to.gov.br ou ligar para (63) 3027-3644 e (63) 3027-3645. Para dúvidas sobre o funcionamento do sistema, o contato é suportegs@seduc.to.gov.br.