Senar

Resultado das eleições para o Conselho Tutelar foi dado em tempo recorde na Capital

Sistema do MPTO possibilitou a agilidade

Os palmenses conheceram neste domingo, 1º de outubro, os 20 conselheiros tutelares eleitos para atuar na defesa das crianças e adolescentes pelos próximos anos. E o resultado da votação que teve participação recorde saiu às 18h26. Conforme o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO) , foi a divulgação dos resultados mais rápida da história de Palmas, lembrando que na eleição passada, por exemplo, os conselheiros foram conhecidos por volta da meia-noite e meia. No total, 23.740 eleitores foram às urnas, em Palmas. É a maior participação na história das eleições para conselheiros tutelares. Em 2019, por exemplo, compareceram para votar 20 mil pessoas, e em 2017, mais de 17 mil.

O sistema criado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DMTI), para o gerenciamento e apuração dos votos, garantiu a rapidez na apuração. Foram dois produtos desenvolvidos: O aplicativo “BU – IntegraVoto”, que permitiu o envio automático, para uma central, dos chamados “Boletim de Urna”, que contém os votos de cada candidato; e a plataforma de gerenciamento e totalização, possibilitando o acompanhamento online da apuração.

“Estamos muito felizes em participar, de forma muito ativa, neste processo, tão importante para a proteção das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti disse que a instituição deu uma importante contribuição ao país, ao garantir mais transparência e rapidez na divulgação das informações.

Já para o promotor de Justiça, Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do MPTO: “Foi um marco na história de Palmas. Em menos de uma hora e meia todos já sabiam o resultado, por meio das ferramentas criadas pelo nosso DMTI, que está de parabéns. Foi uma eleição tranquila, sem muitos contratempos”, afirmou.

A totalização dos votos foi acompanhada pelo PGJ, por Sidney, por candidatos e autoridades no Cartório Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, em Palmas. A prefeita Cinthia Ribeiro também esteve presente.

Função

Os Conselhos Tutelares foram instituídos há mais de três décadas, quando foi criado o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O artigo 131 do código estabelece que os conselhos são órgãos autônomos com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.

Resultados

Os resultados podem ser conferidos neste link.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais