Nos dias 14 e 15 de junho, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) promoveu uma ação intensiva batizada de Operação Zero Grau, em Porto Nacional. A iniciativa contou com a colaboração da Polícia Militar, da Guarda Metropolitana e da Secretaria Municipal de Obras e Postura.
A operação foi direcionada à prevenção de acidentes e combate a infrações como as manobras arriscadas feitas com motos, popularmente chamadas de grau. Também foram alvo da fiscalização a condução de veículos sob o efeito de álcool, direção perigosa, modificações não autorizadas nos veículos e a ausência de equipamentos obrigatórios.
Durante os dois dias de operação, 350 veículos foram parados para verificação. Como resultado, 51 motocicletas e sete carros foram apreendidos. Ao todo, 491 autos de infração foram emitidos e foram feitos testes de bafômetro, dos quais um teve recusa e outro não apontou presença de álcool.
Ação integra planejamento para reduzir acidentes
De acordo com o presidente do Detran, Willian Gonzaga, essa operação faz parte de um conjunto de medidas do órgão com o objetivo de diminuir o número de ocorrências no trânsito. “A operação Zero Grau reforça o nosso compromisso com a segurança viária e o bem-estar da população. O trabalho conjunto é fundamental para coibir práticas perigosas e garantir um trânsito mais seguro para todos”.
Atuação visa proteger quem circula nas vias
O gerente de Fiscalização do Detran-TO, Enildo Leite, também comentou sobre a importância da presença do órgão nas ruas. “Infelizmente, ainda há muitos condutores que insistem em colocar a própria vida e a de outras pessoas em risco com manobras perigosas e outras infrações graves. Nosso trabalho é justamente atuar para coibir essas práticas e garantir a segurança de todos que utilizam as vias públicas”.










