O seu canal diário de Notícias

Prorrogadas inscrições para o 2º Prêmio Escola que Transforma; R$ 2 milhões em prêmios para projetos escolares

A iniciativa busca destacar e valorizar as escolas e profissionais que implementaram projetos inovadores, com a participação ativa da equipe escolar e da comunidade, superando desafios no processo de ensino e aprendizagem

 

As escolas da rede pública de ensino no Tocantins ganharam um prazo extra para participar do 2º Prêmio Escola que Transforma, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As inscrições, que originalmente tinham um prazo mais curto, foram prorrogadas até o dia 13 de  setembro, dando mais tempo para que as unidades escolares se organizem e enviem seus projetos.

O concurso oferece uma premiação total de aproximadamente R$ 2 milhões, distribuída entre escolas da Pré-Escola II, educação infantil e educação básica das redes estadual e municipal. A iniciativa busca destacar e valorizar as escolas e profissionais que implementaram projetos inovadores, com a participação ativa da equipe escolar e da comunidade, superando desafios no processo de ensino e aprendizagem. O prêmio também visa promover o protagonismo estudantil, incentivando alunos a se envolverem de forma mais participativa nas atividades escolares.

Diversidade de eixos temáticos para participação

As escolas interessadas podem inscrever seus projetos em diversos eixos temáticos, que incluem: africanidade; arte e esporte; ciência e pesquisa; conhecimento matemático; matemática e suas tecnologias; inclusão e diversidade; leitura e letramento; linguagens e suas tecnologias; sociedade e ambiente; além de tecnologia e inovação. Para concorrer, é necessário que as iniciativas sejam comprovadas com evidências que mostrem os impactos reais no aprendizado dos estudantes.

Quem pode participar

Todas as escolas que ofertam ensino regular, incluindo modalidades específicas como educação indígena, quilombola, do campo, e educação especial, estão aptas a participar.  Instituições de educação de jovens e adultos, educação profissional, e até escolas militares e cívico-militares também podem concorrer. Profissionais das redes estadual e municipal, que atuam da Pré-Escola II ao 5º ano do ensino fundamental, estão igualmente convidados a participar.

Como inscrever projetos

Para se inscrever, as escolas devem cadastrar seus projetos ou ações, preenchendo um formulário de inscrição e anexando evidências que comprovem os impactos positivos nas taxas de aprendizagem ( Acesse o link aqui).

Serão aceitos projetos implementados a partir de janeiro de 2024, e a expectativa é que os vencedores sejam reconhecidos pelo trabalho transformador desenvolvido em suas unidades escolares.  Confira o edital.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais