O Tocantins alcançou um feito importante ao ser finalista no Prêmio Inovação em Infraestrutura Social, uma das mais prestigiadas premiações do setor no Brasil. O evento ocorreu nessa quarta-feira, 2 , na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, durante o II Fórum de Infraestrutura Social, promovido pelo PSP Hub, centro de pesquisa que valoriza iniciativas de Parcerias Público-Privadas (PPPs) sociais no país.
O estado recebeu reconhecimento na categoria Projeto Destaque do Biênio 2023/2024 com a PPP do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual. O projeto representa um avanço significativo na assistência especializada à saúde feminina e neonatal, consolidando-se como um marco na infraestrutura hospitalar nacional. No evento, a superintendente da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Tocantins (SPI/TO), Eliane Grossmann, esteve presente para representar o governo estadual.
A iniciativa do Hospital da Mulher resulta da colaboração entre a SPI/TO e a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), com suporte da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) e da Fundação Ezute.
Antes mesmo de sua conclusão, o projeto tem servido de referência para outras iniciativas, impulsionando melhorias no planejamento hospitalar do estado e incentivando novas parcerias público-privadas na área da saúde.
Estrutura e capacidade do novo hospital
A unidade será construída em Palmas, ampliando a capacidade de atendimento para mulheres e recém-nascidos, com serviços em ginecologia, obstetrícia e atenção neonatal. Equipado com tecnologia avançada e infraestrutura moderna, o hospital tem potencial para se tornar referência em saúde feminina na Região Norte do país.
Inovação na gestão pública
Para o secretário da SPI/TO, Thomas Jefferson, estar entre os finalistas reflete o compromisso do estado com a modernização da gestão pública. “A inclusão do Hospital da Mulher entre os principais projetos de infraestrutura do país reflete o esforço do Governo do Tocantins em estruturar projetos que garantam serviços públicos mais eficientes e acessíveis à população. O Hospital da Mulher e Maternidade Estadual é um exemplo de como a parceria entre o setor público e privado pode transformar a realidade da saúde no nosso estado”.
Início das obras e prazo de entrega
A execução da PPP do Hospital da Mulher foi formalizada em fevereiro deste ano, com a assinatura do contrato entre o Governo do Tocantins e a Opy Healthcare, empresa responsável pela construção, gestão, operação e manutenção do hospital. A ordem de serviço está prevista para o próximo mês, e as obras devem começar ainda no primeiro semestre de 2025. O prazo para conclusão e funcionamento total da unidade é de 24 meses.