Programa Jovem Trabalhador beneficia mais de 700 jovens em municípios do Tocantins e destaca a priorização da inclusão de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da zona rural

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O programa Jovem Trabalhador, uma iniciativa do Governo do Tocantins, continua avançando e já beneficiou mais 43 jovens do interior do estado. Nesta semana, os jovens foram contratados em municípios como Arapoema, Colinas, Colmeia e Paraíso do Tocantins, um total de 730 jovens contratados em 104 municípios participantes.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com a empresa Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), o programa Jovem Trabalhador tem como objetivo proporcionar o primeiro emprego formal remunerado a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 16 e 21 anos.

O secretário da Setas, Jonis Calaça, destacou o sucesso do programa e a importância de oferecer oportunidades para a juventude tocantinense.” Com mais de 100 cidades participando do programa, a iniciativa tem atingido jovens em diferentes regiões do estado, transformando suas perspectivas de futuro”, afirmou.

ENTENDENDO O PROGRAMA

Os jovens contratados pelo programa assinam um contrato de trabalho formal, com duração de até 24 meses e recebem salário-mínimo por hora trabalhada, além de benefícios como uniforme, crachá, vale-transporte quando necessário, 13º salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico.

A iniciativa também busca priorizar a inclusão de jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da zona rural, bem como jovens em situação de risco social ou pessoal por trabalho infantil, medida socioeducativa, acolhimento institucional ou deficiência.

O programa é financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO), é um compromisso do estado em combater a desigualdade social e promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade.

As inscrições para o Programa continuam abertas e podem ser feitas pelo site: jovemtrabalhadorto.org.br.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT