Projetos sociais e ações específicas com foco em crianças e adolescentes também são atuações da Polícia Militar do Tocantins, em projetos com foco na prevenção, voltados especialmente ao bem-estar de crianças e adolescentes. Por meio desses projetos sociais, realizados de norte a sul do Tocantins, crianças e adolescentes recebem aprendizados que fortalecem os valores e a disciplina, mostrando ainda a importância da dedicação aos estudos e do respeito ao próximo. Entre os projetos desenvolvidos pela PMTO estão o Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), as escolinhas de Futebol, o Dojô de Jiu-Jitsu e o Coral Infantojuvenil.
O comandante-geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destaca que a relação Polícia e Comunidade é a base do desenvolvimento da cultura da paz para manter um lugar seguro e com qualidade de vida. “Ensinar as crianças e os adolescentes a se prepararem para as tomadas de decisões, dando-lhes informações e oportunidades para fazerem diferente, pode auxiliar na construção de uma sociedade mais saudável, feliz e segura. E isso também é trabalho da Polícia Militar, atuar em medidas preventivas para fortalecer a autoestima das crianças e dos adolescentes para que consigam resolver seus conflitos diante das problemáticas que possam surgir”, destacou o comandante-geral.
Segue alguns:
Proerd
O Proerd surgiu no Tocantins no ano de 2002, como uma iniciativa da PMTO na prevenção às drogas e de ações que geram violência. No Estado, foram atendidos, até o ano de 2023, 464.532 crianças e adolescentes e 9.857 pais, ultrapassando mais de 475 mil atendimentos.
De caráter preventivo social, o Proerd é realizado pela PMTO nas redes de ensino pública e privada, com os objetivos de prevenir o uso de drogas e e reduzir a violência. Para isso, instrutores policiais militares habilitados e preparados desenvolvem o trabalho de prevenção nas escolas e na comunidade envolvendo pais, professores e alunos.
Assim, o programa é aplicado por meio do esforço cooperado entre a Polícia Militar, a escola e a família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula que trabalham com a criança e o adolescente a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência às pressões cotidianas ao uso das drogas e de atitudes violentas.
Parado desde 2020 devido à pandemia e, consequentemente, ao fechamento das escolas, o Proerd voltou com suas atividades no segundo semestre de 2022. De acordo com o Plano Estadual de atendimento, a previsão para este ano é de que 22 mil jovens sejam atendidos pelo Proerd, nos diversos currículos do programa.
Escolinha de Futebol
As escolinhas de futebol da Polícia Militar são importantes na aproximação com a comunidade. Atualmente, estão em funcionamento as escolinhas do 1° Batalhão, em Palmas; do 6° Batalhão, que atende a região de Taquaralto e Taquaruçu; e do 4º Batalhão em Gurupi. Os projetos têm como missão proporcionar treinamentos regulares, participações em competições, eventos sociais, confraternizações entre os alunos, além de incentivar a prática esportiva, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social a muitas crianças e adolescentes.
O projeto de iniciação e treinamento esportivo da Associação Teotônio Segurado (Escolinha de futebol do 1° BPM) teve suas atividades iniciadas em 2005 e, nos seus 16 anos de história, mais de 5 mil alunos, entre 6 e 17 anos, foram beneficiados. A escolinha já revelou muitos alunos a clubes nacionais. Atualmente, conta com 550 inscritos.
Na região sul da Capital, o projeto de escolinha de futsal, comandado pelo 6° BPM, atua desde 2015. Crianças e adolescentes da região podem começar seu processo de iniciação esportiva. Cerca de 100 alunos são participantes da escolinha de futsal, incluindo meninos e meninas.
SUGESTÕES PARA VOCÊ