Categorias: Tocantins

Procon Tocantins autua Crefisa em Araguaína por longo tempo de espera e irregularidades nas senhas

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A equipe de fiscalização do Procon Tocantins autuou a empresa Crefisa na cidade de Araguaína na última terça-feira, 8 , após diversas denúncias de consumidores sobre o longo tempo de espera para atendimento. A fiscalização constatou que o tempo médio de espera era de 8 horas e 11 minutos, o que infringe o direito do consumidor.

Além do tempo excessivo de espera, a fiscalização do Procon Tocantins também encontrou irregularidades na emissão das senhas entregues aos consumidores. As senhas não apresentavam o nome e número da instituição, data e horário de chegada do consumidor, descumprindo as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

DIREITO DO CONSUMIDOR E PRAZO PARA DEFESA 

O superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, destaca que o CDC garante aos consumidores o direito a um tempo máximo de espera de 20 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou após feriados.

A empresa autuada tem o prazo de 20 dias para apresentar sua defesa por escrito ao Procon Tocantins. Caso a defesa não seja apresentada, a empresa poderá ser multada.

O diretor de fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva, ressalta a importância da participação dos consumidores na luta contra abusos. “É fundamental que os consumidores sejam aliados do Procon e denunciem essas práticas. Assim, as empresas serão incentivadas a aprimorar seus serviços”, afirma.

Magno também orienta os consumidores a guardarem suas senhas, que contêm o horário de entrada eletrônico, para servir como prova em caso de denúncia.

CANAIS DE DENÚNCIAS 

Os consumidores podem denunciar empresas que descumprem o Código de Defesa do Consumidor através do Disque Procon 151 ou do WhatsApp denúncia (63) 9 9216-6840.

 

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Compartilhar
Publicado por
Flávia Ferreira