O seu canal diário de Notícias

Presidente da BRK Ambiental presta depoimento à CPI do saneamento em Palmas

Durante o depoimento, que durou aproximadamente três horas, os vereadores indagaram o executivo sobre vários assuntos, incluindo tarifas de água e esgoto, impactos ambientais, investimentos e expansão dos serviços

 

Na noite dessa segunda-feira, 22, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Palmas (CMP) ouviu como testemunha o presidente da empresa concessionária de saneamento, Alexandre Honore Marie Thiollier Neto.

Durante o depoimento, que durou aproximadamente três horas, os vereadores indagaram o executivo sobre vários assuntos, incluindo tarifas de água e esgoto, impactos ambientais, investimentos e expansão dos serviços.

TARIFAS E INVESTIMENTOS 

Alexandre Thiollier Neto defendeu a tarifa praticada em Palmas, que representa 80% do valor da conta de água, como parte do contrato que viabiliza os investimentos necessários para aprimorar os serviços.

Sobre danos ambientais, como o extravasamento de esgoto na região sul da cidade, ele mencionou o foco da empresa na fiscalização e redução de ligações clandestinas, apontadas como a principal causa de danos ambientais.

O executivo afirmou que a BRK Ambiental investiu mais de R$ 300 milhões em Palmas desde 2017, colocando-a como a quarta capital com maior investimento per capita do país. Entretanto, foi cobrada pelos vereadores a prestação de contas e transparência na aplicação desses recursos, que deverá ser apresentada posteriormente à CPI.

Alexandre Thiollier Neto destacou que a empresa alcançou quase 100% de cobertura com água tratada e mais de 80% com coleta e tratamento de esgoto em Palmas, superando a média nacional.

DEMANDAS DO PARLAMENTO 

Durante a reunião, o vereador Folha (PSDB) questionou o presidente da BRK sobre a autorização para contrair empréstimos junto à Caixa Econômica Federal, com destaque para os investimentos em Palmas. “Quero da empresa a prestação de contas desses investimentos feita com o dinheiro desse empréstimo. Que a direção da empresa possa encaminhar para esse Parlamento e para a Comissão que está investigando, o relatório pormenorizado, com as informações de como foi aplicado esse recurso no município de Palmas”. 

A reunião contou com a participação dos vereadores Josmundo (presidente), Nego (relator), Júnior Brasão (membro), Pedro Cardoso (membro), Eudes Assis (suplente), Joatan de Jesus (suplente), Daniel Nascimento (Republicanos) e o presidente Folha.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais