O seu canal diário de Notícias
Senar

Prefeitura de Palmas garante qualidade da água após análises e intensifica fiscalização sobre a BRK

As análises ocorreram após denúncias de moradores sobre possíveis problemas de saúde que poderiam estar ligados ao fornecimento de água imprópria pela concessionária BRK

 

A Prefeitura de Palmas informou na noite dessa quinta-feira, 3 , que foram realizadas coletas de água em sete pontos distintos da cidade, com um total de 28 testes realizados. De acordo com a administração, os resultados confirmam que a água está adequada para consumo, respeitando as normas estabelecidas pela Portaria nº 888/21 do Ministério da Saúde.

As análises ocorreram após denúncias de moradores sobre possíveis problemas de saúde que poderiam estar ligados ao fornecimento de água imprópria pela concessionária BRK. Em resposta, a prefeita Cinthia Ribeiro ordenou que a Vigilância Sanitária Municipal realizasse uma verificação da qualidade da água. Além disso, na terça-feira, 1º de outubro – data com mais reclamações dos palmenses – a Agência de Regulação de Palmas (ARP) notificou a BRK para esclarecer a situação.

A Prefeitura também garantiu que novas análises da água serão feitas.  “Com relação ao fornecimento local, a gestão municipal esclarece que está fazendo uma fiscalização rigorosa da legalidade, dos princípios de segurança e de garantia de oferta de abastecimento de qualidade para a população”, destacou a gestão municipal.

Prefeitura reitera compromisso com a qualidade do serviço

A administração municipal reafirmou sua responsabilidade em investigar possíveis falhas e responsabilizar os envolvidos por eventuais irregularidades. “Sob pena inclusive de rescisão do contrato com a companhia de abastecimentos se o caso assim pedir”.

Discussão sobre a gestão da água e politização do tema

A nota emitida pela Prefeitura esclarece que a gestão do contrato com a BRK é uma atribuição exclusiva do município. Segundo a administração, há tentativas de politizar o debate sobre o fornecimento de água em meio ao período eleitoral.

A Prefeitura criticou a criação de um grupo de trabalho pelo Governo do Tocantins, considerando a ação desnecessária e prejudicial. “Temos a iniciativa de candidatos oferecendo soluções que não existem e a própria ação equivocada do Governo do Estado de tentar tomar a narrativa da situação aumentando ainda mais a crise e espalhando insegurança e medo na população”.

Nota da Prefeitura de Palmas na íntegra  

A Prefeitura de Palmas esclarece que, após relatos de possíveis problemas de saúde relacionados ao suposto fornecimento de água imprópria pela concessionária BRK – SANEATINS, determinou a realização de análise da qualidade da água pela Vigilância Sanitária Municipal. Em paralelo, ainda na terça-feira, 1º,  a BRK – SANEATINS,  foi notificada pela Agência de Regulação , Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP) para prestar esclarecimentos acerca do ocorrido.

A Gestão Municipal esclarece aos palmenses que coletou amostras de água em sete pontos diferentes da cidade e fez 28 análises. O resultado aponta que a água está própria para consumo, dentro dos padrões satisfatórios da Portaria do Ministério da Saúde nº 888/21.

Comprometida com a saúde dos palmenses, a Gestão Municipal fará novas análises das condições da água fornecida pela empresa. Vale destacar, que a gestão do contrato com a BRK é de competência da Prefeitura de Palmas. Com relação ao fornecimento local, a Gestão Municipal esclarece que está fazendo uma fiscalização rigorosa da legalidade, dos princípios de segurança e de garantia de oferta de abastecimento de qualidade para a população. 

Estranhamente, está ocorrendo clara tentativa de politizar o assunto do fornecimento de água na semana que antecede as eleições. Nas últimas horas, muita informação desencontrada, oportunista  e que demonstra profundo desconhecimento da legislação está sendo publicada e nada contribui com a solução do problema.

Por exemplo, temos a iniciativa de candidatos oferecendo soluções que não existem e a própria ação equivocada do Governo do Estado de tentar tomar a narrativa da situação aumentando ainda mais a crise e espalhando insegurança e medo na população. 

Por fim, reiteramos a responsabilidade da Prefeitura de Palmas em apurar e cobrar dos responsáveis eventuais irregularidades sob pena inclusive de rescisão do contrato com a companhia de abastecimentos se o caso assim pedir. 

A Prefeitura de Palmas informa que compete ao Governo do Tocantins no contrato com a BRK a regulação econômica e tarifária. Lembrando que o palmense paga uma das tarifas mais caras do País.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais