A Prefeitura de Palmas anunciou a criação de quatro subprefeituras em regiões estratégicas da capital. As novas estruturas integram a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e terão a responsabilidade de coordenar a manutenção, limpeza e segurança dos bairros. O decreto que formaliza a medida foi publicado no Diário Oficial de Palmas dessa segunda-feira, 6.
Cada subprefeitura contará com um subprefeito designado para a região, além de diretorias de zeladoria e manutenção, gerências de parques e jardins, e gerências de serviços públicos. As quatro regiões que receberão as subprefeituras são:
- Região Aureny e Taquaralto
- Região Taquari
- Região Taquaruçu e Buritirana
- Plano Diretor Norte
Os nomes dos gestores ainda não foram divulgados, assim como os locais onde serão instaladas as estruturas físicas.
Foco na infraestrutura local
Durante sua posse como prefeito, Eduardo Siqueira Campos destacou o papel das subprefeituras como um complemento ao trabalho da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Segundo ele, enquanto a pasta principal cuida de obras maiores, como pontes e viadutos, as subprefeituras estarão mais próximas dos moradores.
“A zeladoria se preocupa com a sua praça que está com as lâmpadas queimadas, sem aparelhos para as crianças, a sua calçada que não dá acessibilidade”, afirmou o prefeito.
A proposta também prevê a integração com a Guarda Metropolitana e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conforme promessa feita por Eduardo durante a campanha eleitoral.
Funções do subprefeito
O Diário Oficial de 2 de janeiro detalhou as atribuições dos subprefeitos, que incluem:
- Representar política e administrativamente a Prefeitura na região;
- Coordenar e supervisionar as atividades e programas locais;
- Fiscalizar o cumprimento das leis, portarias e regulamentos;
- Estabelecer prioridades e metas para a subprefeitura.