Na tarde desta terça-feira, 17 , a prefeita Cinthia Ribeiro inaugurou o Parque Solar Municipal, situado no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. Este projeto coloca Palmas entre as capitais brasileiras ao garantir que todos os prédios públicos municipais sejam alimentados por energia limpa. A iniciativa promete uma economia anual superior a R$ 11 milhões para os cofres públicos.
urante a cerimônia, a prefeita destacou o impacto da iniciativa. “A capital mais jovem do Brasil se torna a primeira totalmente sustentável em energia elétrica, com todos os prédios públicos municipais atendidos, com a produção do Parque Solar. Isso é sustentabilidade na prática, será um exemplo na COP 30, que será no Brasil em 2025, e cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030”.
Redução expressiva na emissão de poluentes
Outro ponto de destaque foi a contribuição ambiental do projeto. A prefeita explicou que a adoção de energia solar permitirá reduzir a emissão de mais de 6.124 toneladas de CO2 por ano, o que equivale ao plantio de cerca de 43.700 árvores.
Energia solar transforma habitação popular
A prefeita também ressaltou que a energia solar já beneficia os projetos habitacionais voltados às famílias de baixa renda em Palmas. As residências entregues passaram a contar com essa solução sustentável, trazendo alívio financeiro para os moradores e fortalecendo os impactos positivos do projeto para o meio ambiente.