Categorias: Tocantins

Poder Judiciário inaugura sala de perícias médicas em Araguaína

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Processos judiciais previdenciários da Comarca de Araguaína e dos municípios vizinhos, serão a partir de quinta-feira (10), atendidos em uma nova sala de perícias médicas localizadas no Fórum da cidade. A inauguração será realizada amanhã pelo Poder Judiciário do Tocantins, através do 1º Núcleo de Justiça Previdenciário e da Junta Médica Oficial do Tribunal de Justiça (TJTO).

De acordo com a assessoria, o evento de inauguração, que será realizado por volta das 14 horas, no Auditório Rio Araguaia (térreo), contará com a presença da desembargadora e presidente do TJTO, Etelvina Maria Sampaio Felipe.

“ Com a criação desse polo previdenciário em Araguaína, o Poder Judiciário do Tocantins, cujo objetivo é de garantir a cidadania, levando Justiça de forma célere, segura e eficaz, e entregando à população um atendimento de perícia ainda mais próximo de suas cidades de origem”, pontuou a presidente.

De acordo com a juíza e coordenadora do Núcleo de Justiça 4.0 Previdenciário, Silvana Maria Parfieniuk, a conquista dessa sala de perícias na cidade de Araguaína é uma conquista dos jurisdicionados.

“A estruturação dessa sala foi feita a partir de requerimento da coordenação do Núcleo, e atenderá às necessidades da jurisdição comum bem como estará disponível para toda a região Norte do Estado, diminuindo assim as distâncias e facilitando o acesso à Justiça”, ressalta Silvana.

Bárbara Khristine Álvares de Moura Carvalho Camargo, que é chefe da Junta Médica do Poder Judiciário do Tocantins, anualmente cerca de 1,7 mil processos relacionados a demandas previdenciária chegam para serem atendidas pela Junta Médica Oficial do TJTO.

“Conforme apurado, um pouco mais de 45,46% dos processos atendidos são oriundos do Núcleo Previdenciário 4.0, do ano de 2022 e, de janeiro a julho deste ano foram registrados 58,5%”, informa Bárbara.

Com a implantação dessa sala, além do município de Araguaína, serão atendidos processos das cidades vizinhas, como Ananás, Augustinópolis, Araguatins, Arapoema, Colméia, Colinas do Tocantins, Filadélfia, Goiatins, Itaguatins, Itacajá, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida