Tocantins

PM e Bombeiros e Brigadistas combatem incêndio no Jalapão

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

A Operação Guardiões do Capim-Dourado, o Governo do Tocantins, em uma ação conjunta entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Polícia Militar (PMTO) e o Corpo de Bombeiros Militar, trabalha desde a última semana no combate a foco de incêndio que afetou a região do Jalapão. Além das medidas de combate ao dano ambiental o Estado está mantendo patrulhamento no local.

Segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio de sua assessoria de imprensa, o incêndio iniciou na terça-feira, 19, atingiu o campo de capim-dourado Caetano/Faveira, localizado na região do Rio Novo, no Povoado do Mumbuca, a cerca de 70 quilômetros de Mateiros. O foco de calor foi identificado via monitoramento por imagem de satélite e a equipe do órgão acionou a brigada de combate a incêndios florestais para se deslocar até o local, mas devido às condições climáticas, o fogo se alastrou rapidamente.

O grupo trabalha para determinar se a causa foi natural ou um ato criminoso. Na última hipótese, o caso será repassado às autoridades competentes para as providências cabíveis.

Conforme o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a Operação Guardiões do Capim-Dourado será mantida nos próximos dias patrulhamento ostensivo com policiais 24 horas na comunidade, a segurança no local vai durar todo o período da coleta do capim-dourado com a PMTO destinado às equipes do Patrulhamento Turístico e da Força Tática.

Lorena Karlla Mascarenhas

Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte

Compartilhar
Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas