Parceria entre instituições públicas facilita emissão de documentos em Palmas

 

Com o objetivo de facilitar o acesso à documentação civil para pessoas em situação de vulnerabilidade, o Governo do Tocantins, em colaboração com o Tribunal de Justiça e outros parceiros, aderiu à terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil Registre-se!. A mobilização acontece até sexta-feira, 6, abrangendo regiões do norte e sul da capital tocantinense.

Durante a semana, cidadãos poderão emitir documentos como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a certidão de nascimento. A abertura da ação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Taquari, com presença de autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e representantes da sociedade civil.

O secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo, frisou o papel do Estado na defesa da cidadania.  “É uma grande honra para o Governo do Tocantins participar de um projeto tão importante como esse, que não apenas busca erradicar a subnotificação do registro civil no nascimento, mas também ampliar o registro civil das pessoas em condição de vulnerabilidade e que são efetivamente as que mais precisam desse serviço. O governo sempre estabeleceu como meta essa participação efetiva em todos esses atos cívicos que visam resgatar a dignidade e a cidadania de todos”.

A desembargadora Maysa Vendramini, presidente do TJTO, destacou o engajamento do Judiciário na iniciativa.  “É uma iniciativa prazerosa de se realizar,  que não medimos esforços. É uma demanda prioritária e que tem como objetivo o acesso ao documento à população em vulnerabilidade. Agradeço a parceria de todos os órgãos parceiros e tenho certeza que será uma semana de muito trabalho e de grandes resultados”.

Presença municipal fortalece compromisso com a inclusão

O vice-prefeito de Palmas, Carlos Eduardo Velozo, também esteve presente e reafirmou a importância da participação do município em ações que garantem os direitos fundamentais dos cidadãos.  “Saber que somos cidadãos e temos resguardadas os nossos direitos é fundamental. O registro civil e a carteira de identidade nos propicia isso. Para a prefeitura, fazer parte desse momento é importante e queremos estar presentes em todas as edições”.

Locais de atendimento durante a semana

A programação segue com atividades distribuídas em diferentes unidades do Cras: nesta terça-feira, 13, no Cras Javaé (Morada do Sol); na quarta-feira, 14, no Cras Karajá I (Jardim Aureny III); na quinta-feira, 15, no Cras Krahô (Arse 131 – 1.304 Sul); e na sexta-feira, 16, no Cras Kanela (Arno 43 – 407 Norte).

Projeto nacional contra o sub-registro

O Registre-se! é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Provimento nº 140/2023, que promove o acesso à cidadania formal em todo o país. A ação prioriza pessoas em situação de rua, privadas de liberdade, egressos do sistema prisional e outros grupos socialmente excluídos.

A iniciativa já contabiliza mais de 400 mil atendimentos desde sua criação. Além do Governo do Tocantins e do TJTO, participam do esforço coletivo instituições como a Prefeitura de Palmas, o Ministério Público do Tocantins, a Defensoria Pública, a OAB-TO, registradores civis e representantes da sociedade civil organizada.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias