Na última terça-feira, 30, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, anunciou um avanço para o transporte urbano da capital; a cidade foi contemplada com um recurso de R$ 169 milhões oriundos do Orçamento Geral da União (OGU). O investimento faz parte do programa Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Grandes e Médias Cidades, e será destinado à implantação do Corredor de Transporte Público Coletivo.
O projeto será desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Sesmu). O Corredor de Transporte Público Coletivo será implementado em várias etapas, com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida dos moradores de Palmas e promover uma melhor integração entre as áreas urbanas da cidade.
Benefícios para os Usuários
Os principais benefícios para os usuários do transporte coletivo incluem a modernização das estações e pontos de parada, a melhoria da acessibilidade aos equipamentos, calçadas e passeios, e uma integração mais eficiente entre pedestres, ciclistas e ônibus. A gestão municipal enfatiza que o projeto elevará significativamente a qualidade do transporte público em Palmas.
Primeira Fase do Projeto
A primeira fase do projeto contempla a ligação entre a Estação Javaé, localizada em Taquaralto, e a Avenida Teotônio Segurado. As obras incluirão a construção de um Terminal de Transportes na atual Estação Javaé, a pavimentação com material rígido, e a criação de um corredor exclusivo para o transporte público na região Sul de Palmas. Também, serão construídas estações de integração, paradas de ônibus e uma travessia sobre o córrego Machado.