A operação de busca aos desaparecidos do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, mais conhecida como Ponte JK, pode chegar ao seu limite técnico-operacional e ser suspensa a partir dessa quarta-feira, 8. A Marinha do Brasil comunicou que, em caso de não haver novos indícios que viabilizem a localização das vítimas até o final dessa terça-feira, 7, as buscas serão interrompidas.
Nesta quarta-feira, as comportas da barragem da Usina Hidrelétrica de Estreito serão novamente abertas, devido ao aumento no nível do reservatório e ao regime de chuvas intensas na região. Esse fator pode complicar ainda mais a continuidade das buscas. Caso as operações sejam suspensas, elas serão retomadas prontamente caso surjam novas informações que permitam localizar as vítimas.
A Marinha destacou que, mesmo com a suspensão das buscas, continuará com suas funções na área, principalmente no que diz respeito à fiscalização das balsas e embarcações. As atividades focarão em garantir a segurança da navegação, a proteção da vida humana e a prevenção de poluição hídrica.
Varredura no leito do Rio Tocantins
Desde o início das novas buscas no último dia 5, uma varredura detalhada vem sendo realizada no leito do Rio Tocantins, nas imediações da ponte e de áreas adjacentes. As operações seguem em busca das três últimas pessoas ainda desaparecidas.
Nova janela de mergulho permite ciclo de busca completo
Com o apoio do Consórcio Estreito Energia (CESTE), foi possível garantir uma nova janela de mergulho no dia 7. Esse período permitiu concluir um ciclo técnico que eliminou lacunas nas áreas já vasculhadas.
Força-tarefa de resgate concentrada nas áreas de maior risco
A força-tarefa de resgate é composta por 64 mergulhadores especializados e conta com o apoio das equipes de Corpo de Bombeiros de diversos estados, além de instituições como a Petrobras/Transpetro.
Desde o início das buscas, os esforços foram direcionados para as áreas com maior probabilidade de localização das vítimas, como as proximidades dos veículos e escombros. Até agora, 14 corpos foram localizados e 17 pessoas estavam desaparecidas, com um sobrevivente resgatado.