O seu canal diário de Notícias

Operação Criança Segura da AEM-TO garante conformidade de brinquedos em Palmas

Segundo a equipe técnica, para compras seguras, verifique se o brinquedo possui o Selo do Inmetro, retire embalagens adicionais antes de entregar à criança e siga as instruções de uso

 

A equipe técnica da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), concluiu com sucesso a Operação Especial Criança Segura em Palmas, verificando a conformidade dos produtos vendidos em cinco estabelecimentos comerciais. A ação visou garantir a segurança das crianças de acordo com a legislação vigente.

No total, 166 produtos foram verificados, incluindo brinquedos, bicicletas infantis, berços, carrinhos de bebê e cadeiras de alimentação. Durante a ação, nenhuma irregularidade foi encontrada nos estabelecimentos inspecionados.

A presidente Grazielly Oliveira ressaltou a importância da Operação Criança Segura para a segurança do consumidor, alertando sobre os riscos de brinquedos falsificados e enfatizando a necessidade de garantir a conformidade dos produtos com a legislação vigente, a fim de proteger a sociedade desses perigos.

SEGURANÇA

Segundo a presidente é fundamental que os brinquedos certificados pelo Inmetro apresentem o Selo de Avaliação de Conformidade Inmetro, que deve ser visível na embalagem do produto. Esse selo é uma evidência de que o brinquedo passou por um processo de certificação e atende aos requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação.

Ao escolher um brinquedo, além do Selo Inmetro, é importante observar a faixa etária recomendada, considerando o desenvolvimento motor, cognitivo e comportamental da criança. As informações sobre conteúdo, instruções de uso, montagem e eventuais riscos devem estar na embalagem do produto.

A presidente da AEM também enfatizou a importância de comprar brinquedos apenas em estabelecimentos regulamentados, evitando o comércio informal, onde a procedência e qualidade dos produtos podem ser duvidosas. Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas podem não atender aos padrões mínimos de segurança.

Para compras seguras, verifique se o brinquedo possui o Selo do Inmetro, retire embalagens adicionais antes de entregar à criança e siga as instruções de uso. Em caso de ausência do selo, entre em contato com a Ouvidoria da AEM para orientações pelo telefone (63) 3218-2076.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais