O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encerrou nessa terça-feira, 1º, uma operação chamada “Entre Rios Cunhãs e Araguaia”. A ação aconteceu em cinco cidades: Couto Magalhães, Bernardo Sayão, Juarina, Arapoema e Pau D’Arco. O principal objetivo era combater a pesca ilegal e garantir que as leis que regulam a pesca fossem cumpridas corretamente.
Durante a fiscalização, os agentes retiraram dos rios cerca de 3 mil metros de redes de pesca, 40 quilos de peixes, além de um kit de mergulho com arpão, óculos e snorkel, oito espinhéis (tipo de armadilha de pesca) e quatro tarrafas. Todo esse material foi levado para a unidade do Naturatins em Arapoema e ficou à disposição das autoridades ambientais.
As equipes navegaram por trechos importantes dos rios da região, começando pelo Rio Cunhãs, passando por Bernardo Sayão, até a foz no Rio Araguaia. A operação também cobriu áreas próximas a pequenas lagoas, ilhas e outros afluentes dentro do território tocantinense.
Peixes vivos foram soltos e abatidos doados
Os peixes que ainda estavam vivos foram devolvidos à natureza, para que pudessem seguir seu ciclo de vida. Já os que estavam mortos foram levados ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Couto Magalhães, onde foram distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social.